Casa vai organizar duas exposições de Paulo Mendes da Rocha em 2023

Estas mostras vão ocupar os dois espaços expositivos da instituição, a Nave Expositiva e a Galeria da Casa. A exposição maior, na Nave, vai ter a curadoria do arquiteto e historiador de arquitetura Jean-Louis Cohen e de Vanessa Grossman, arquiteta brasileira sediada em Roterdão, sendo o projeto expositivo da autoria de Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011.
Esta será uma grande exposição retrospetiva do trabalho do arquiteto Paulo Mendes da Rocha a partir de uma leitura do acervo doado à Casa da Arquitectura – que engloba todo o material produzido durante a sua longa vida profissional, desde a década de 50 do século passado até aos nossos dias – e ficará patente até outubro de 2023.
Simultaneamente, na Galeria da Casa haverá uma exposição com curadoria da arquiteta brasileira Marta Moreira e do engenheiro português Rui Furtado, com projeto expositivo de Ricardo Bak Gordon, equipa que em conjunto com Paulo Mendes da Rocha e Nuno Sampaio, realizou o projeto do Museu dos Coches de Lisboa.
Paralelamente a estas duas exposições vai decorrer um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha, que chegou à CA em setembro de 2020. Este programa paralelo de grande abrangência vai contar com debates, conferências, visitas de obra e pretende-se que seja realizado durante cinco meses em seis países distintos, designadamente, Portugal, Brasil, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Japão, transformando-se numa grande festa da arquitetura e de celebração da obra e da pessoa de Paulo Mendes da Rocha.
O Prémio Pritzker 2006, que foi primeiro sócio honorário da Casa da Arquitectura em setembro de 2018 e o mais recente galardoado com a medalha de ouro do Congresso da UIA – União Internacional de Arquitetos, faleceu a 23 de maio último.
“Esta será uma grande realização da Casa da Arquitectura para celebrar a pessoa e a obra universal de Paulo Mendes da Rocha, os seus princípios éticos, estéticos e técnicos em todo o mundo e que fará com que estas exposições em Matosinhos sejam de visita incontornável para quem gosta de arquitetura e, particularmente, da obra de Paulo Mendes da Rocha”, realça o Diretor-executivo, Nuno Sampaio.
A organização é da Casa da Arquitectura, que está a estabelecer parcerias com diversas entidades de todo o mundo para a prossecução deste ambicioso plano de atividades.
  • Paulo Mendes da Rocha © Ivo Tavares

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>