Diretor-Executivo da Casa da Arquitectura participa em debate sobre internacionalização da cultura

A sessão de abertura contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, e da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, reunindo decisores políticos, profissionais e agentes culturais para uma reflexão alargada sobre o papel estratégico da cultura no desenvolvimento dos territórios.

O programa organiza-se em dois painéis de debate, ambos moderados por Inês Cardoso, diretora-geral do grupo Notícias Ilimitadas (JN e TSF). No Painel I participam Beatriz Álvarez, Maria de Fátima Lambert, Marlene Vieira, Patrícia Vasconcelos, Paulo Dias e Rui Couceiro, promovendo uma primeira abordagem às dinâmicas de internacionalização cultural.


A sessão pública inclui dois painéis de reflexão, moderados pela jornalista Inês Cardoso, diretora-geral do grupo Notícias Ilimitadas (JN e TSF). O primeiro reúne Rui Couceiro, escritor, editor e comissário do festival Babell, Beatriz Álvarez, Global Affairs Manager da Netflix para Portugal e Espanha, Paulo Dias, diretor-geral da produtora UAU, Marlene Vieira, chef distinguida com estrela Michelin em 2025, Patrícia Vasconcelos, diretora de casting e fundadora da ACT – Escola de Atores, e Maria de Fátima Lambert, docente no Politécnico do Porto e especialista em Património Cultural.


No Painel II, destaca-se a participação de Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, cuja intervenção reforça a importância da arquitetura enquanto disciplina cultural com forte impacto na projeção internacional e na coesão territorial. Integram ainda este painel Miguel Guedes, diretor do Coliseu do Porto e músico, Regina Pessoa, realizadora e membro da Academia de Hollywood, Philippe Vergne, diretor artístico do Museu de Serralves, e Nuno Malheiro, vice-presidente da ANJE responsável pelo Portugal Fashion, encerrando com um momento de perguntas e respostas aberto ao público.

Entre os dois momentos de debate, haverá um apontamento musical protagonizado por Ilária Vivan, na harpa, e Alex Auer, na flauta, solistas da Orquestra Sinfónica do Porto / Casa da Música.

  • Diretor-Executivo da Casa da Arquitectura participa em debate sobre internacionalização da cultura

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por