Ministério da Cultura e Casa da Arquitectura estabelecem parceria para promover Arquitetura Contemporânea

O acordo foi anunciado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, no dia 28, às 12h30, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, e tem como objetivo estimular a divulgação, conservação, estudo e acessibilidade da arquitetura contemporânea portuguesa e internacional, junto dos profissionais, estudantes e públicos.
O Ministério da Cultura irá apoiar as atividades desenvolvidas pela Casa da Arquitetura entre 2019 e 2020, que incluem não só o tratamento preventivo e arquivístico de acervos, espólios e coleções nacionais e internacionais, como também a promoção e divulgação pública da arquitetura e a realização de exposições, debates, conferências.
Nesta sexta-feira será também assinado um protocolo de parceria entre a Direção-Geral das Artes e a Casa da Arquitetura relativo ao depósito, nesta instituição cultural, do acervo das representações portuguesas na Bienal de Arquitetura de Veneza.
O acordo tem a duração de três anos e assegura a integração nos arquivos da Casa da Arquitetura, dos materiais, estudos e conteúdos relativos ao papel da arquitetura nacional em contexto artístico internacional.
Este protocolo vai ser assinado pelo Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, e pelo Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, arquiteto Nuno Sampaio. Ao abrigo desta parceria, está prevista a realização, em 2020, de uma exposição e de uma publicação dedicadas à presença internacional em representação no domínio da arquitetura.
Para o Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, a “instituição tem lutado pelo reconhecimento público da arquitetura e do valor nacional e internacional dos arquitetos portugueses”. Nuno Sampaio congratula-se com “este primeiro passo de reconhecimento por parte do Estado do trabalho da instituição e da importância da Arquitetura, tal como reconhecido pelo Primeiro Ministro, António Costa, no momento da inauguração da CA, em novembro de 2017.”
A cerimónia vai contar ainda com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

  • Ministério da Cultura e Casa da Arquitectura estabelecem parceria para promover Arquitetura Contemporânea
  • © Casa da Arquitectura

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>