Ministra da Cultura anuncia apoio à Casa da Arquitectura

Esta parceria tem como objetivo promover a arquitetura contemporânea portuguesa, pelo que a tutela se dispõe a "apoiar as atividades desenvolvidas pela Casa da Arquitetura entre 2019 e 2020", afirmou a Ministra durante a cerimónia. Estas atividades incluem não só o tratamento preventivo e arquivístico de acervos, espólios e coleções nacionais e internacionais, como também a promoção e divulgação pública da arquitetura e a realização de exposições.
O protocolo celebrado entre o Estado a Casa da Arquitetura, permite que esta instituição concretize, durante um ano, "um conjunto de atividades bem definidas", tendo como contrapartida um financiamento estatal de 250 mil euros.
“A arquitetura é a única atividade que está presente em todos os momentos do nosso dia a dia. Fazia todo o sentido o Estado ser parceiro da Casa da Arquitectura”, explicou a Ministra da Cultura. Graça Fonseca adiantou que, no futuro, o objetivo é alargar a participação do Estado na Casa da Arquitectura, a outras áreas de atividade – para além da Cultura - como a Ciência, Ensino Superior e Economia.
"No final do primeiro ano de vigência, vamos fazer uma avaliação, sendo que a vontade do governo é que ele venha a ser renovado nos anos seguintes", sublinhou Graça Fonseca.
Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, congratulou-se com "este primeiro passo de reconhecimento por parte do Estado do trabalho da instituição e da importância da arquitetura, "tal como foi reconhecido pelo primeiro-ministro, António Costa, no momento da inauguração da Casa, em novembro de 2017."
Já a Presidente da Câmara Municipal recordou que, desde o início, “o projeto da Casa da Arquitectura transcende o âmbito de Matosinhos, da região e até do país”. “A autarquia tem apoiado desde sempre a Casa da Arquitectura, mas esperávamos que este dia chegasse e que o Estado fosse nosso parceiro. Agora, gostaríamos de sensibilizar o tecido empresarial regional e nacional para dar o seu contributo na valorização deste projeto muito ambicioso”, referiu Luísa Salgueiro.

 

  • © Casa da Arquitectura

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por