Ministra da Cultura anuncia apoio à Casa da Arquitectura

Esta parceria tem como objetivo promover a arquitetura contemporânea portuguesa, pelo que a tutela se dispõe a "apoiar as atividades desenvolvidas pela Casa da Arquitetura entre 2019 e 2020", afirmou a Ministra durante a cerimónia. Estas atividades incluem não só o tratamento preventivo e arquivístico de acervos, espólios e coleções nacionais e internacionais, como também a promoção e divulgação pública da arquitetura e a realização de exposições.
O protocolo celebrado entre o Estado a Casa da Arquitetura, permite que esta instituição concretize, durante um ano, "um conjunto de atividades bem definidas", tendo como contrapartida um financiamento estatal de 250 mil euros.
“A arquitetura é a única atividade que está presente em todos os momentos do nosso dia a dia. Fazia todo o sentido o Estado ser parceiro da Casa da Arquitectura”, explicou a Ministra da Cultura. Graça Fonseca adiantou que, no futuro, o objetivo é alargar a participação do Estado na Casa da Arquitectura, a outras áreas de atividade – para além da Cultura - como a Ciência, Ensino Superior e Economia.
"No final do primeiro ano de vigência, vamos fazer uma avaliação, sendo que a vontade do governo é que ele venha a ser renovado nos anos seguintes", sublinhou Graça Fonseca.
Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, congratulou-se com "este primeiro passo de reconhecimento por parte do Estado do trabalho da instituição e da importância da arquitetura, "tal como foi reconhecido pelo primeiro-ministro, António Costa, no momento da inauguração da Casa, em novembro de 2017."
Já a Presidente da Câmara Municipal recordou que, desde o início, “o projeto da Casa da Arquitectura transcende o âmbito de Matosinhos, da região e até do país”. “A autarquia tem apoiado desde sempre a Casa da Arquitectura, mas esperávamos que este dia chegasse e que o Estado fosse nosso parceiro. Agora, gostaríamos de sensibilizar o tecido empresarial regional e nacional para dar o seu contributo na valorização deste projeto muito ambicioso”, referiu Luísa Salgueiro.

 

  • © Casa da Arquitectura

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>