Open House Porto com mais de 31 000 visitas

O Terminal de Cruzeiros voltou a ser, pela terceira vez, o espaço que mais curiosidade suscitou, com 5 553 visitas, seguindo-se o Mosteiro da Serra do Pilar (2 673), Casa da Arquitectura / Real Vinícola (1 969), a Torre Altice (1 912), a Câmara Municipal do Porto (1 196) e o Clube Fenianos Portuenses (1 125).
Este programa dedicado à arquitetura industrial “refletiu a vontade de mostrar espaços ligados ao trabalho, uma forma também de contrariar a estigmatização da indústria, demonstrando o seu papel no desenvolvimento da cidade”, diz Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, entidade produtora e organizadora do evento.
O Diretor-executivo da CA assinala ainda que este Open House “demonstrou a maturidade que o evento ganhou no equilíbrio entre experiência organizativa e qualidade e diversidade do programa oferecido, com excelência de conteúdos, um conjunto de atividades complementares às visitas delineado pelo Serviço Educativo da CA, e horários mais alargados”.
Na organização desta edição estiveram envolvidas mais de 700 pessoas. Não é possível deixar de referir o trabalho dos 270 voluntários, assim como mais de 100 arquitetos e especialistas e mais de 260 representantes dos espaços, sem esquecer a equipa da Casa da Arquitectura e os fotógrafos e desenhadores que registaram os espaços em imagens.
“Este foi um Open House Porto de consolidação, tendo sido atingido o número de 65 espaços que não se pretende aumentar”, diz Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura. Este foi o primeiro Open House com a obra da Casa já concluída e em funcionamento, também ela instalada num antigo espaço industrial resgatado da ruína e agora dedicado à promoção da arquitetura.
Entre os espaços industriais, os mais visitados foram as Caves Cockburn’s (613 visitantes), Super Bock Casa da Cerveja (465) e os Silos de Leixões (452). A habitação continua a ser um programa muito procurado. No topo do número de visitas ficou a Casa na rua do Paraíso (606), seguida pelas Quatro Casas (484) e a Casa do João (386).
Nuno Sampaio saúda de forma especial à equipa da CA, reforçando o agradecimento às autarquias de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia e a todos os parceiros envolvidos, assim como aos curadores desta edição, Inês Moreira e João Paulo Rapagão.
A CA agradece a todos os que participaram!
  • 4ª Edição Open House Porto © Ivo Tavares

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por