Open House Porto com mais de 31 000 visitas

O Terminal de Cruzeiros voltou a ser, pela terceira vez, o espaço que mais curiosidade suscitou, com 5 553 visitas, seguindo-se o Mosteiro da Serra do Pilar (2 673), Casa da Arquitectura / Real Vinícola (1 969), a Torre Altice (1 912), a Câmara Municipal do Porto (1 196) e o Clube Fenianos Portuenses (1 125).
Este programa dedicado à arquitetura industrial “refletiu a vontade de mostrar espaços ligados ao trabalho, uma forma também de contrariar a estigmatização da indústria, demonstrando o seu papel no desenvolvimento da cidade”, diz Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, entidade produtora e organizadora do evento.
O Diretor-executivo da CA assinala ainda que este Open House “demonstrou a maturidade que o evento ganhou no equilíbrio entre experiência organizativa e qualidade e diversidade do programa oferecido, com excelência de conteúdos, um conjunto de atividades complementares às visitas delineado pelo Serviço Educativo da CA, e horários mais alargados”.
Na organização desta edição estiveram envolvidas mais de 700 pessoas. Não é possível deixar de referir o trabalho dos 270 voluntários, assim como mais de 100 arquitetos e especialistas e mais de 260 representantes dos espaços, sem esquecer a equipa da Casa da Arquitectura e os fotógrafos e desenhadores que registaram os espaços em imagens.
“Este foi um Open House Porto de consolidação, tendo sido atingido o número de 65 espaços que não se pretende aumentar”, diz Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura. Este foi o primeiro Open House com a obra da Casa já concluída e em funcionamento, também ela instalada num antigo espaço industrial resgatado da ruína e agora dedicado à promoção da arquitetura.
Entre os espaços industriais, os mais visitados foram as Caves Cockburn’s (613 visitantes), Super Bock Casa da Cerveja (465) e os Silos de Leixões (452). A habitação continua a ser um programa muito procurado. No topo do número de visitas ficou a Casa na rua do Paraíso (606), seguida pelas Quatro Casas (484) e a Casa do João (386).
Nuno Sampaio saúda de forma especial à equipa da CA, reforçando o agradecimento às autarquias de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia e a todos os parceiros envolvidos, assim como aos curadores desta edição, Inês Moreira e João Paulo Rapagão.
A CA agradece a todos os que participaram!
  • 4ª Edição Open House Porto © Ivo Tavares

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>