Prémio Luis Ferreira Alves com mais de 1000 submissões de 80 países
Dois momentos de grande relevância marcam o calendário de 2025. A 28 de junho, terá lugar a cerimónia de anúncio oficial dos vencedores na Casa da Arquitectura, Parceira Estratégica do concurso. O evento incluirá a projeção das séries fotográficas premiadas, a presença dos jurados — Eduardo Souto de Moura, Hélène Binet e Paulo Catrica —, bem como de representantes das entidades promotoras, patrocinadoras e culturais.
A 12 de setembro, na Casa dos 24, no Porto, realizar-se-á a cerimónia oficial de entrega dos prémios, acompanhada da inauguração da exposição dos projetos distinguidos e do lançamento do catálogo da edição de 2025. A exposição permanecerá patente ao público até novembro, enriquecida com textos críticos e ensaios interpretativos.
O Prémio, uma homenagem à vida e ao legado de Luis Ferreira Alves, conta com o apoio de diversas entidades culturais e institucionais, reafirmando o seu compromisso com a arte, a memória e a arquitetura contemporânea. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal do Porto e pela Cityscopio – Associação Cultural, em estreita colaboração com os herdeiros de Luis Ferreira Alves. Conta ainda com a Casa da Arquitectura como Parceira Estratégica e com o apoio de várias entidades culturais, académicas e empresariais, entre as quais se destacam a FAUP, CCDRN, FIMS, Ordem dos Arquitetos, CIN, BPI, Canon, Metro do Porto e AMAG.
Fotografia de Luis Ferreira Alves
Fotografia de Luis Ferreira Alves