17 a 19 novembro 2023

6º aniversário da Casa da Arquitectura

Cumprem-se este mês seis anos sobre a abertura da Casa da Arquitectura no Quarteirão da Real Vinícola. Como é habitual, o Aniversário da Casa é motivo para três dias de portas abertas e programação variada feita à medida para todos os públicos. Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, haverá visitas guiadas e inclusivas, conversas, instalações, oficinas, quiz, workshops, conferências e muito mais. A entrada é livre em todos os eventos.
Naquele que é o seu 6º Aniversário, a Casa da Arquitectura vai dedicar uma parte da sua programação à reflexão em torno ao tema premente da “Arquitetura em Contexto de Emergência”, uma iniciativa que conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Durante os três dias de celebração vai estar em exibição no Espaço Luis Ferreira Alves uma instalação-vídeo que aborda os desafios que se colocam na atualidade à arquitetura e que respostas é possível dar num mundo em turbulência.

A “Arquitetura em Contexto de Emergência” é também o tema que reúne na sexta-feira dia 17, a partir das 17h30, no Espaço Álvaro Siza, Lígia Nunes, Fundadora dos Arquitectos sem Fronteiras - Portugal, Maria Neto, vencedora do Prémio Távora 2015/16 e Pedro Gadanho, arquiteto e autor do livro “Climax Change – How Architecture must transform in the age of ecological emergency”. A moderação está a cargo de Miguel Veríssimo.

Na sexta-feira, o dia termina com um quiz de arquitetura a partir das 21h30 que vai testar, no Pavilhão Central, os conhecimentos enciclopédicos dos amantes de arquitetura.

No sábado, dia 18 de novembro, festejam-se a partir das 15h30, no Espaço Álvaro Siza, os seis anos de vida da Casa com a atribuição do título de Associados Honorários a duas figuras primordiais no panorama da arquitetura contemporânea: os arquitetos Kenneth Frampton e Jean-Louis Cohen, este último recentemente falecido e a quem será dedicado um especial tributo pelo arquiteto Joaquim Moreno.

De seguida, integrada no Programa Paralelo das exposições de Paulo Mendes da Rocha patentes, caberá a Kenneth Frampton dar uma conferência sobre o arquiteto e Pritzker brasileiro, intitulada “Mendes da Rocha: Territorial Architect 1958-2008”. A conferência será proferida em inglês, com tradução simultânea.

No próximo domingo, dia 19 de novembro, a Casa da Arquitectura vai apresentar, a partir das 15h30, no Espaço Álvaro Siza, a coleção “50 anos de Arquitetura Contemporânea Portuguesa”, um acervo que estará aberto ao estudo e investigação de todos os interessados e da qual futuramente se irão extrair várias leituras temáticas em exposições, atividades e publicações. No mesmo evento, será também apresentada a exposição dedicada ao contributo da arquitetura para a democracia portuguesa, e que integra o Programa de Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. Estarão presentes os curadores e outros elementos envolvidos nos projetos, designadamente Nuno Sampaio, que fará a abertura, Ana Neiva, Ana Resende, Atelier do Corvo, Carlos Machado e Moura, Graça Correia, João Belo Rodeia, João Castro, Jorge Figueira e Paula Melâneo.
 
Múltiplas visitas orientadas e inclusivas quer às exposições patentes, quer ao Arquivo da Casa, quer às obras do Itinerário Siza polvilham o programa ao longo dos três dias, oferecendo excelentes oportunidades para conhecer em detalhe as mostras e os espaços da Casa.
No âmbito de uma parceria com o Teatro Constantino Nery, também este equipamento estará aberto à visita sob a orientação do arquiteto Alexandre Alves Costa no domingo.

Como é habitual, o Serviço Educativo da Casa da Arquitectura preparou um menu de atividades para crianças e famílias que se estende ao longo dos três dias e que se desenrola em torno de uma estrutura metálica da Catari que estará montada no Pavilhão Central.

Imperdíveis são as oficinas para famílias promovidas pelos ateliers de arquitetura Pablo Pita Arquitetos, Atelier Murmuro, Masslab e Diogo Aguiar Studio.

Inscrições nas atividades aqui.

Aproveite também o fim de semana para fazer compras de Natal. A Loja da Casa terá artigos exclusivos e promoções especiais em artigos de autor que serão uma sensação no sapatinho.

Já encerraram as inscrições para as visitas orientadas à Piscina das Marés e Casa de Chá da Boanova de Álvaro Siza.
 

Documentos para download

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>