A transformação da cidade do Porto nos últimos 10 anos e o contributo da arquitetura/Teatro Rivoli Porto
A conferência Porto de Arquitetura marca o culminar do ciclo de visitas a algumas das obras emblemáticas que, recentemente, têm transformado a vivência da cidade do Porto. Da habitação unifamiliar aos grandes equipamentos e serviços, passando pela requalificação do espaço público, esse percurso proporcionou uma imersão prática, evidenciando como a arquitetura pode impactar diretamente o bem-estar, o conforto, a acessibilidade e a conectividade dos cidadãos.
Reunindo profissionais de diferentes áreas, propõe-se uma discussão aberta sobre o papel da arquitetura na construção de uma cidade mais humana — agradável e qualificada para viver, trabalhar e estudar.
Num tempo em que os desafios urbanos se tornam cada vez mais complexos, o Porto de Arquitetura convida à reflexão sobre a qualidade de vida urbana no presente e, por meio da arquitetura, sobre como estruturar o futuro da cidade, buscando orientações inovadoras e soluções sustentáveis.
PROGRAMA:
15h00
Abertura de portas
15h30
Arquitetura: estratégia para uma Cidade Humanizada
O que se perspetiva para o Porto?
Pedro Baganha (Vereador da CM Porto)
16h00
A transformação da cidade do Porto nos últimos 10 anos e o contributo da arquitetura
Conversa com:
- Frederico Moura e Sá (Urbanista)
- Luís Soares Carneiro (Arquiteto)
- Paula Teles (Especialista de mobilidade urbana)
Moderação de Rafael Barbosa (Jornalista)
18h00
People First – on the importance of prioritizing people in Architecture & City Planning
Conferência por Jan Gehl (em inglês, com tradução simultânea)
Tradução simultânea de português para inglês e de inglês para português.
Entrada gratuita, mediante inscrição AQUI. Após o fecho da bilheteira online, a inscrição pode ser feita no Teatro Municipal do Porto – Rivoli.
Biografia – Jan Gehl
Jan Gehl, nascido na Dinamarca em 1936, é arquiteto e professor emérito da Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, onde lecionou entre 1966 e 2006. Foi sócio-fundador do atelier Gehl Architects, onde trabalhou entre 2000 e 2016. É autor de obras fundamentais sobre urbanismo, como A Vida entre Edifícios e Cidades para pessoas, publicadas em mais de 40 idiomas.
Ao longo da sua carreira, Gehl liderou projetos de transformação urbana em cidades como Copenhaga, Melbourne, Sydney, Londres, Moscovo e Nova Iorque, promovendo o desenho de espaços públicos centrados nas pessoas.
Em reconhecimento pelo seu contributo exemplar para o planeamento urbano, recebeu diversos prémios de prestígio, incluindo o Prémio Sir Patrick Abercrombie, atribuído pela União Internacional de Arquitectos, e a Medalha C.F. Hansen, da Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes. Foi ainda distinguido com a chave da cidade de Sydney e doutoramentos honoris causa pelas universidades de Edimburgo, Toronto, Varna e Halifax. É membro honorário dos Institutos de Arquitetura da Dinamarca, Reino Unido (RIBA), EUA, Canadá, Escócia e Irlanda, bem como dos Institutos de Planeamento da Austrália e da Irlanda.
Desde que se reformou, em 2016, Jan Gehl mantém-se ativo como conferencista e defensor de cidades mais humanas, sustentáveis e pensadas para as pessoas.