06 Junho 2023

Conferência Robert McCarter
Louis Kahn: O Eterno e o Circunstancial

A conferência tem entrada gratuita e oferece uma visão alargada da vida e das obras arquitetónicas de Louis I. Kahn, centrada no seu entendimento de que a arquitetura que perdura é inspirada pelo eterno e determinada pelo circunstancial. A palestra será em inglês sem tradução.
As obras de Kahn foram, sem dúvida, a maior influência na arquitetura mundial durante o último quartel do século XX e o primeiro quartel do século XXI, demonstrando que uma arquitectura moderna desenvolvida de forma crítica é o único modo de construção viável para o nosso tempo. A obra de Kahn pode ser entendida como a redefinição da arquitetura moderna de duas formas fundamentais: Em primeiro lugar, ao restabelecer o significado fundamental dos monumentos antigos, dos rituais que abrigavam e das geometrias que os ordenavam, para a concepção de instituições contemporâneas, o trabalho de Kahn foi fundamental tanto para a fundamentação histórica das estruturas contemporâneas como para a emergência de uma interpretação experimental da arquitetura, baseada numa poética da ação humana e não em programas funcionalmente racionalizados. Em segundo lugar, ao restabelecer a primazia da arte da construção na concepção dos edifícios contemporâneos, Kahn foi fundamental para a emergência de uma interpretação "tectónica" da arquitecura, baseada nas tradições e inovações da construção e não na forma estilística. Em meados do século XX, Kahn foi um dos poucos que encontrou uma forma de ultrapassar a falta de direção e de sentido de propósito da arquitetura moderna, uma forma que conseguiu ao trazer a arquitetura moderna de volta aos seus fundamentos éticos, ao reconectar a construção à sua origem arcaica na revelação e ao devolver a criação de espaços ao seu início fundamental na experiência.


Biografia

Robert McCarter é um arquitecto praticante, autor e Professor de Arquitectura de Ruth e Norman Moore na Universidade de Washington em St. Louis desde 2007. Louis desde 2007. Anteriormente, leccionou na Universidade da Florida de 1991 a 2007, onde foi director fundador da Escola de Arquitectura; na Universidade de Columbia de 1986 a 1991; e em três outras instituições. Tem o seu próprio gabinete de arquitectura desde 1982, em Nova Iorque, na Florida e em St. McCarter é autor de vinte e um livros, incluindo Grafton Architects (2018); The Work of MacKay-Lyons Sweetapple: Economy as Ethic (2017); The Space Within: Interior Experience as the Origin of Architecture (2016); Marcel Breuer (2016); Steven Holl (2015); Aldo van Eyck (2015); Herman Hertzberger (2015); Local Architecture (com Brian MacKay-Lyons, 2015); Alvar Aalto (2014); Carlo Scarpa (2013); Understanding Architecture: A Primer on Architecture as Experience (com Juhani Pallasmaa, 2012); Wiel Arets: Autobiographical References (2012); Frank Lloyd Wright: Critical Lives (2006); Louis I. Kahn (2005); On and By Frank Lloyd Wright: A Primer on Architectural Principles (2005); William Morgan, Architect (2002); e Frank Lloyd Wright (1997). Entre os seus prémios e honras, McCarter foi seleccionado para participar na FREESPACE, a Exposição Internacional com curadoria na Bienal de Arquitectura de Veneza de 2018, na qual apresentou uma exposição intitulada "Freespace in Place: Four Unrealized Modern Architectural Designs for Venice; Carlo Scarpa's 1972 Quattro progetti per Venezia Revisited", e foi nomeado um dos "Ten Best Architecture Teachers in the US" na revista Architect em Dezembro de 2009.
 

Documentos para download

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas

Mecenas

 

 

 

 

 

 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceiro Media

Parceiro Media

Transporte Oficial

Transporte Oficial

Fotografia Oficial

Fotografia Oficial

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por