28 maio 2022

Debate Construtivismo Revisitado

Dia 28 de maio, realizou-se na Casa da Arquitectura mais uma sessão do Programa paralelo da exposição “Flashback / Carrilho da Graça” com a apresentação do número da Revista TC Cuadernos "Carrilho da Graça - Arquitectura 1995-2022" por Guillermo Rubio e Marta Sequeira e o debate “Construtivismo Revisitado”, com Delfim Sardo, Jean-Louis Cohen, João Luís Carrilho da Graça e Marta Sequeira (moderação).
Podem ser identificados com clareza dois motores nos projetos de Carrilho da Graça: a análise da topografia do território e a referência do construtivismo russo.
Enquanto as lógicas de antropização terão constituído um ponto de partida para a implantação dos seus edifícios e para a relação que estes estabelecem com a paisagem, o construtivismo russo terá consistido num ponto de partida conceptual e formal para o seu desenho.
Na exposição Flashback / Carrilho da Graça é proporcionada ao visitante uma leitura da obra deste arquiteto a partir das suas referências paradigmáticas, entre as quais se pode assim destacar o mais importante movimento de vanguarda da primeira metade do século XX.
Nesta mostra dão-se a conhecer as circunstâncias que terão levado Carrilho da Graça ao fascínio pelo construtivismo russo, assim como se colocam as suas obras à luz desta extraordinária referência – através da presença de citações de Carrilho da Graça e de livros da sua biblioteca pessoal, mas também através da apresentação de diversas peças originais de Kazimir Malevich e El Lissitzky, gentilmente cedidas para esta exposição por museus de âmbito nacional e internacional.
No contexto do programa paralelo desta exposição propõe-se então um debate entre um dos maiores especialistas em arte contemporânea em Portugal – Delfim Sardo –, um dos mais relevantes historiadores de arquitetura da atualidade – Jean-Louis Cohen – e o próprio João Luís Carrilho da Graça, revisitando este período histórico, mas igualmente observando-o à luz do nosso tempo, avaliando, afinal, a vigência dos seus pressupostos.

Programa
16h00
Abertura da sessão por Nuno Sampaio, Diretor-executivo da CA.
Apresentação do número da Revista TC Cuadernos "Carrilho da Graça - Arquitectura 1995-2022" por Guillermo Rubio e Marta Sequeira

João Luís Carrilho da Graça é essencialmente reconhecido pela dimensão territorial, radical e até artística dos seus projetos. É, de resto, comum, a sua obra ser apresentada a partir de qualquer uma destas três perspetivas. Mas não será certamente por acaso que Carrilho da Graça, numa entrevista em 2004, então com quase trinta anos de carreira, definiu a Arquitetura como «uma possibilidade artística que tem sempre como referência a construção». Neste número monográfico procura-se que a sua produção seja observada precisamente a partir deste ponto de vista particular, até hoje algo desconsiderado: o da sua construção. No contexto do programa paralelo da exposição Flashback / Carrilho da Graça propõe-se então a apresentação deste número pelo representante do Conselho Editorial de TC Cuardernos, Guillermo Rubio, e pela co-coordenadora e autora dos textos deste número, Marta Sequeira.

17h00
Debate “Construtivismo Revisitado"
Delfim Sardo
Jean-Louis Cohen
João Luís Carrilho da Graça
Marta Sequeira (moderação)

Documentos para download

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal CA
CA's Main Patron

Mecenas Principal CA<br>CA's Main Patron

Mecenas CA
CA's Patron

Mecenas CA<br>CA's Patron

Mecenas CA<br>CA's Patron

Mecenas CA<br>CA's Patron

Parceiro Media CA
CA's Media Partner

Parceiro Media CA<br>CA's Media Partner

Transporte Oficial CA
CA's Oficial Transport

Transporte Oficial CA<br>CA's Oficial Transport

Fotografia Oficial CA
CA's Official Photography

Fotografia Oficial CA<br>CA's Official Photography

Co-financiado por
Co-founded by

Co-financiado por<br>Co-founded by

Co-financiado por<br>Co-founded by

Co-financiado por<br>Co-founded by