26 e 27 outubro

Debate, música, oficinas e visitas na abertura da Exposição "O que faz falta"

Dois dias de festa com entrada gratuita e um programa alargado de atividades que cruza debate, música, oficinas e visitas à nova Exposição que celebra os 50 anos de arquitetura em democracia - esta é a proposta da Casa da Arquitectura para os dias 26 e 27 de outubro.
A nova Exposição "O que faz falta. 50 anos de arquitetura em democracia" que abre portas no próximo dia 26 outubro, vem carregada de motivos de festa.

Sábado, 26 e domingo 27, vão trazer ao Quarteirão da Casa um programa alargado de atividades às quais não faltará a música e a voz de Capicua, visitas à nova exposição com os curadores, os arquitetos Jorge Figueira e Ana Neiva, uma conversa com arquitetos convidados para falar sobre os temas propostos pela mostra e uma sessão dedicada à "Imprensa na Democracia", para além das visitas-oficina que o Serviço Educativo preparou para os visitantes.

O programa de sábado inicia-se às 10h30 com uma visita dos curadores à exposição, seguida às 11h00, por uma sessão de demonstração da "Imprensa na Democracia". A manhã termina com uma visita-oficina dedicada à Exposição aberta ao público.
 
A partir das 15h00, no Espaço Álvaro Siza, vai decorrer o momento que assinala a abertura formal da mostra. O Diretor-executivo dá as boas-vindas a todos os que queiram assistir a uma conversa moderada pela curadoria da Exposição e que junta os arquitetos Ana Luísa Soares, Gonçalo Byrne e Manuel Correia Fernandes. Em análise vai estar a prática profissional dos profissionais de arquitetura, o tempo que se celebra e "o que faz falta" na contínua construção do espaço democrático. O debate é seguido de um momento musical a cargo da rapper Capicua.

No domingo, 27 de outubro, a partir das 11h00, vai decorrer na Galeria da Casa a oficina Constrói dedicada ao tema "O Portugal que Queremos". Às 11h00, os curadores Jorge Figueira e Ana Neiva fazem uma visita orientada à Exposição "O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia".

A entrada na Exposição e nas atividades é gratuita durante os dois dias, sujeita à lotação dos espaços.
Horário de abertura durante o fim de semana: 10h00-20h00

Programa

Sábado, 26 outubro

10h30
Nave Expositiva
Visita Orientada à Exposição "O que faz falta" pelos curadores
Levantamento de bilhetes na Bilheteira 30 minutos antes. Sujeita à lotação do espaço.

11h00
Espaço Bilheteira
Sessão de Demonstração "A Imprensa na Democracia"
Junte-se a nós neste momento inaugural da Máquina Tipográfica Heidelberg dos anos 50 da histórica Gráfica Saúde Sá, estabelecida em 1958 em Matosinhos. Esta antiga impressora estará exposta na entrada da Casa da Arquitetura onde poderão observar este artefacto a funcionar com a demostração de um especialista, a produção de uma peça gráfica que será um convite para a exploração da Exposição “O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia”.
Atividade para público geral
Máximo 30 participantes
Levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade

12h00
Espaço Bilheteira
Visita-oficina "O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia"
Nesta visita-oficina vamos descobrir a nova exposição enquanto desenvolvemos uma atividade muito especial onde iremos à procura de uma seleção de projetos dos últimos 50 anos da Arquitetura Portuguesa e criaremos registos únicos para refletir em conjunto “O que faz falta”. Junta-te a nós!
Atividade para público geral
Máximo 35 participantes
Levantamento de bilhete 30 min antes do início da atividade

15h00
Espaço Álvaro Siza
Sessão 3 Programa Paralelo da Exposição "O que faz falta. 50 anos de arquitetura em democracia"

"Reflexões de Arquitetura e Momento Musical"
Boas-vindas pelo Diretor-Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio 
Abertura da conversa pela curadoria da Exposição “O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia”, Jorge Figueira e Ana Neiva
Conversa com
Ana Luisa Soares
Gonçalo Byrne
Manuel Correia Fernandes
 
Momento musical por Capicua

Acesso por ordem de chegada. Sujeito à lotação do espaço.


Domingo, 27 de outubro

11h00
Nave Expositiva
Visita Orientada à Exposição "O que faz falta" pelos curadores
Levantamento de bilhetes na Bilheteira, 30 minutos antes.

12h00
Galeria da Casa
Oficina Constrói - O Portugal que queremos.
Estão todos convidados a visitar a Casa da Arquitectura e participar num Constrói muito especial onde os participantes, dos 0 aos 100 anos, serão desafiados a imaginar o Portugal do Futuro e a partilhar as suas ideias através da construção coletiva de uma maquete de grande formato. Junta-te a nós na descoberta da nova Exposição da Casa da Arquitectura!
Atividade aberta a todos os públicos
Sujeito à lotação máxima do espaço

Entrada gratuita em todos os eventos, sujeita à lotação dos espaços 

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas

Mecenas

 

 

 

 

 

 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceiro Media

Parceiro Media

Transporte Oficial

Transporte Oficial

Fotografia Oficial

Fotografia Oficial

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por