9 de março 2024

Lançamento do livro "O Canteiro e o Desenho" de Sérgio Ferro

O livro “O Canteiro e o Desenho” do arquiteto brasileiro Sérgio Ferro, editado pela Dafne Editora, vai ser lançado no próximo dia 9 de março, às 18h00, na Nave Expositiva da Casa da Arquitectura, num evento de entrada gratuita. A edição portuguesa da obra tem o apoio da Casa da Arquitectura.
O momento do lançamento contará com a presença de André Tavares, Samuel Gonçalves, Mariana Correia, Bernardo Amaral e Joana Vieira da Silva.
O texto do livro, que pode ser adquirido na Loja da Casa, é precedido com uma longa e esclarecedora entrevista a Sérgio Ferro por Joana Vieira da Silva e Bernardo Amaral que editaram meticulosamente esta versão portuguesa. O livro é ilustrado por um álbum fotográfico da autoria de Fernando Stankuns.
O preço do livro é 24,00€.

O Canteiro e o Desenho

A palavra canteiro tem duas acepções. Enquanto em Portugal designa um espaço delimitado de jardim, no Brasil refere-se a um estaleiro de obra. O mesmo sucede com concreto, expressão usada no Brasil para o betão armado de Portugal. Apesar de ter sido originalmente escrito em português, o texto seminal O Canteiro e o Desenho foi, durante muito tempo, desconhecido em Portugal. Este livro, que o fixa numa versão anotada, comentada e precedida de uma longa conversa com Sérgio Ferro, traz esta obra ao público europeu num momento em que o trabalho teórico do autor está a ser meticulosamente traduzido para inglês. Por um lado, esta edição abre a possibilidade de reatar conexões atlânticas da teoria da arquitectura escrita em português. Por outro, torna presente um debate cujo alcance na prática profissional já demonstrou o seu potencial para os desafios do presente. Se, no Brasil, a obra de Sérgio Ferro foi fundamental para desenvolver soluções operativas de acesso à habitação, a sua leitura contemporânea traz uma voz importante para considerar o trabalho e os processos de produção do ambiente construído. Nela, o desenho emerge como uma ferramenta de mediação para a participação pública, de organização dos sistemas produtivos e de gestão de processos complexos. Muito além da dimensão virtuosa da representação do projecto e de motor do processo criativo, aspectos que caracterizaram a posição do desenho na teoria e na prática da arquitectura em Portugal, a obra de Ferro convoca este instrumento de trabalho para imaginar o presente e transformar as práticas construtivas contemporâneas.

Sérgio Ferro
Editado por Joana Vieira da Silva e Bernardo Amaral

Sérgio Ferro é arquiteto e, nas décadas de 1960 e 1970, construiu obras de vanguarda em São Paulo com o colectivo Arquitetura Nova, após o que se exilou em França onde teve um importante papel no ensino da arquitectura, história e construção.

Joana Vieira da Silva é arquiteta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2007). Faz parte do grupo MOM (Morar de Outras Maneiras) da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, onde defendeu o seu doutoramento (2021). Tem trabalhado e escrito sobre políticas urbanas, a construção das favelas brasileiras e os papéis do desenho na arquitetura. É actualmente arquiteta na Câmara Municipal de Gondomar e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Portucalense.

Bernardo Amaral é arquiteto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2004) e doutorando no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. A sua investigação centra-se na análise crítica da arquitetura no contexto dos movimentos pelo direito à habitação. Desde 2010 coordena o gabinete de arquitetura BAAU. É professor de pós-graduação na Escola Superior Artística do Porto e no curso de Arquitectura e Urbanismo da Universidade Portucalense.

Coleção Equações de Arquitectura: n.º 16.
Dimensões: 15x22,5 cm, 208 páginas.
Preço: 24,00 euros (c/ iva incluído)
Edição: Dafne Editora
Data edição: Novembro de 2023
DL:
ISBN: 978-989-8217-62-2
Design: Manuel Granja

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>