25 e 26 maio

Novas exposições, conversas e cinema gratuitos dias 25 e 26 de maio

Duas novas exposições, a estreia de um documentário, uma oficina, uma visita guiada e duas conversas com oradores de topo: o fim de semana de 25 e 26 de maio é a não perder na Casa da Arquitectura. Entrada gratuita em todas atividades.
O fim de semana de 25 e 26 de maio é especial na Casa da Arquitectura. Abrem duas novas exposições – “Cidade, Casa, Corpo – Os Mapas e a Linguagem” que junta os desenhos de Ana Aragão aos textos de Gonçalo M. Tavares na Galeria da Casa - e no Espaço Luis Ferreira Alves – “Construir” do gabinete francês Dietmar Feichtinger Architects.

Estreia o filme “Habitar” de Joaquín Mora, uma produção do Canal180 que retrata os modos de habitar o Porto e vão decorrer duas conversas com um conjunto de convidados de primeira água. Há propostas para os mais novos e uma visita guiada à nova exposição na Galeria. Tudo com entrada gratuita.

Primeiro momento inaugural de sábado acontece no Espaço Luis Ferreira Alves às 15h00, onde abre a exposição “Construir” do gabinete Dietmar Feichtinger Architects. A abertura de portas conta com a presença do arquiteto e fundador, Dietmar Feichtinger. Patente até 8 de setembro 2024, é composta por 13 maquetes de projetos e uma visão panorâmica dos projetos construídos e em estudo, a exposição debruça-se sobre o trabalho do atelier, fundado em 1994, com escritórios em Paris e Viena e um considerável palmarés conquistado em torno de projetos das mais variadas tipologias.

Às 16h00, na Galeria da Casa da Arquitectura, inaugura "Cidade, Casa, Corpo - Os Mapas e a Linguagem" a exposição que cruza os desenhos de Ana Aragão com os textos originais de Gonçalo M. Tavares. Patente até 29 de setembro 2024, a mostra resulta de uma coorganização e coprodução da Casa da Arquitectura e do Atelier Ana Aragão e pretende abrir um roteiro de leituras entre os desenhos que interpretam a cidade, de autoria de Ana Aragão e as histórias inéditas que os mapas contam sobre o espaço urbano, saídos da pena de Gonçalo M. Tavares.

Às 17h00, um prestigiadíssimo painel de oradores vai debater o tema "Casa, Cidade, Texto": Ana Aragão e Gonçalo M. Tavares, Camilo Rebelo, Pedro Mexia e Mariana Sendas (moderação) no Espaço Álvaro Siza.

A casa continua a ser o tema transversal das atividades de sábado. Às 19h30, no Espaço Álvaro Siza, estreia o documentário “Habitar”, uma produção do Canal 180, a que se segue a conversa "A Casa que Queremos Habitar" com os arquitetos Samuel Gonçalves e Pedro Ramalho, o realizador Joaquín Mora e Fátima Vilar, moradora do bairro SAAL das Antas.

O documentário "Habitar" retrata formas atuais de viver no Porto, destacando a relação entre habitante e habitação. Através de nove personagens principais e suas casas, investigamos a diversidade desses lares. Cada retrato revela a individualidade do vínculo que o habitante cria com o espaço. A interligação das narrativas reúne visões em torno de temas fundamentais para a reflexão sobre o papel das habitações e as expectativas relacionadas a elas.

Para os mais novos, o Espaço Caleidoscópio oferece a oficina "Constroi", aberta para crianças e familias a partir das 15h00 e até às 19h30.

No domingo, 26 de maio, oportunidade para aprofundar, na Galeria da Casa, a exposição "Cidade, Casa, Corpo" pela mão de Ana Aragão às 11h00. Levante o bilhete meia-hora antes na Bilheteira da Casa.

Documentos para download

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas

Mecenas

 

 

 

 

 

 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceiro Media

Parceiro Media

Transporte Oficial

Transporte Oficial

Fotografia Oficial

Fotografia Oficial

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por