20 abril 2024

Visita à Escola Secundária Alexandre Herculano

A Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura juntaram-se para desenvolver entre fevereiro e julho de 2024, o evento “Porto de Arquitetura”, um ciclo de visitas de arquitetura gratuitas e abertas ao público mediante inscrição prévia, que vão decorrer num conjunto de oito edifícios da cidade representativos da mais recente arquitetura contemporânea aqui desenvolvida.
Cada visita surge acompanhada de uma conversa com os arquitetos autores e outras personalidades ligadas aos espaços que vai permitir conhecer o processo de conceção, construção e recuperação das obras de um modo privilegiado.

20 de abril
16h00
Visita à Escola Secundária Alexandre Herculano

Visita conduzida pelo Atelier 15 com Miguel Ribeiro – inscrições aqui

17h00
Conversa com Alexandre Alves Costa, Sergio Fernandez, Miguel Ribeiro, João Carlos dos Santos e Maria Manuel Oliveira (mod) - inscrições aqui 

Tema: “Reabilitação de edifícios públicos”

Com Língua Gestual Portuguesa (LGP)

Durante a visita vai ter lugar uma Performance “PAREDES VIVAS”, uma criação Coliseu Porto Ageas, com concepção artística Eliana Campos e interpretação Andreia Alpuim, Juliana Fernandes e Victor Gomes.


A construção de novos liceus na transição entre os séculos XIX e XX foi marcada por uma vontade de impulsionar o ensino científico e responder às exigências do ensino moderno. O então Liceu Central Alexandre Herculano marca uma intenção de consolidar a expansão da cidade na direção da então nova praça da Boavista do século XIX. A sua recente requalificação honra o seu passado. A construção do edifício iniciou‐se em 1916 sendo que as intervenções foram sendo realizadas até aos anos 30. Tendo como autor o arquiteto José Marques da Silva, nome incontornável na arquiteta moderna do Porto, o edifício propunha um conjunto de espaços que, à época, não seriam habituais neste programa: os grandes corredores e janelas, auditório, ginásio e piscina, fizeram desta escola uma referência incontornável.

Na requalificação assegurada pela Câmara Municipal de Porto, através da empresa municipal Go Porto, entregou-se o projeto ao Atelier 15. Entre muitas outras intervenções, a piscina deu lugar aos balneários, a cantina foi relocalizada (passando a contar com um acesso próprio) e o ginásio e auditório foram recuperados. Destaque para a fachada principal em que se localizavam direção, anfiteatros, laboratórios, Museu de História Natural e espaços destinados aos serviços administrativos, implementando‐se perpendicularmente as quatro alas de salas de aula. O primeiro andar do tramo central da fachada principal passou a ser ocupado pela biblioteca. Foi classificado como Monumento de Interesse Público em 2011.

Data projeto e conclusão obra / requalificação: 1914 ‐1934 / 2010‐2023
Autor arquitetura: José Marques da Silva / requalificação por Alexandre Alves Costa, Miguel Ribeiro e Sérgio Fernandez – Atelier 15
Morada: Av. de Camilo s/n, 4300‐096 Porto
 

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>