Visita à Micampus Porto Tower
20 de julho
16h00
Visita à micampus Porto Tower - Inscrições aqui
Visita conduzida pelo arquiteto Julião Pinto Leite do Gabinete de arquitetura OODA
17h00
Conversa "Novas Residências de Estudantes" - Inscrições aqui
Com
Paulo Ferraz
Helena Andrade
Henrique Ferreira (mod)
Micampus Porto Tower
Destinada a alojamento para estudantes, com uma área de 9350 m2, a Torre Hoso localiza-se no maior campus universitário da cidade do Porto. Integrando-se entre volumes ortogonais isolados de grande escala perante as estruturas viárias que atravessam a cidade, vem colmatar um vazio urbano criado pelas diversas descontinuidades associadas à inserção da Via de Cintura Interna no Porto.
A volumetria cilíndrica permite uma organização e flexibilidade espacial otimizadas, reduzindo as áreas de circulação ao mínimo, aumentando a área vendável e resolvendo a versatilidade tipológica de forma simples. Os módulos concentram as infraestruturas no centro da circunferência, contíguas aos acessos comuns, e libertam para o exterior os espaços habitáveis livres de quaisquer constrangimentos com vistas a 360 graus.
Com uma estrutura em betão pré-fabricado, todas as peças são produzidas em fábrica e reunidas e instaladas in situ, reduzindo o custo e o tempo de construção em 30%. A instalação de cada piso demorou aproximadamente uma semana.
Ao usar métodos e sistemas de construção pré-fabricados, minimizam-se os resultados imprevistos, o que aumenta a qualidade e precisão da construção. As peças foram desenhadas de modo a que pudessem ser facilmente agrupadas, o que permitiu reduzir o transporte e, por conseguinte, minimizar os desperdícios e a pegada de carbono.
Data projeto e conclusão obra: 2017‐2023
Autor Arquitetura: OODA
Morada: Rua Manuel Pacheco de Miranda, 105 e 113
Biografia
Fundada em 2010, a OODA surge após estadias na Europa, nomeadamente Londres e Roterdão, e do contraste entre estas realidades e a portuguesa, com o objetivo de desafiar e transformar o modelo arquitetónico tradicional na prática e promoção da arquitetura. Com uma abordagem simultaneamente local e global, o estúdio visa divulgar a arquitetura regional internacionalmente, enquanto promove ideias internacionais em Portugal, tendo atualmente 14 obras em curso. O método de trabalho resulta da combinação de um amplo número de referências, narrativas e linguagens formais, convergindo para expressar uma opinião ponderada e significativa acerca do processo arquitetónico em todas as suas vertentes. Liderada por Diogo Brito, Rodrigo Vilas-Boas, Francisco Lencastre, João Jesus e Julião Pinto Leite, a equipa é atualmente composta por mais de 50 colaboradores de diferentes nacionalidades. Os projetos desenvolvidos abrangem diferentes escalas e programas, desde residências singulares a grandes edifícios e hotéis, design de interiores a edifícios institucionais e masterplans. Recentemente, a OODA ampliou as suas instalações, contando com dois escritórios, um em Matosinhos, Porto, e outro em Lisboa, justificado pelos investimentos e desenvolvimentos em curso no Sul do país. Num futuro próximo, pretendemos expandir internacionalmente.