26 de abril 2025

Visitas ao Teatro Thalia e à Escola D. Dinis orientadas pelos arquitetos Gonçalo Byrne e Ricardo Bak Gordon

Aproximar o público de algumas das obras mais marcantes da arquitetura portuguesa é o principal objetivo do Itinerário promovido pela Casa da Arquitectura no âmbito do programa paralelo da exposição “O que faz falta. 50 anos de arquitetura em democracia”. O ciclo inclui nove visitas a obras de referência, em diferentes pontos do país, sempre orientadas por especialistas, oferecendo uma perspetiva aprofundada sobre algumas das obras em destaque na mostra, patente até setembro. 

 
As duas primeiras visitas realizam-se já no próximo dia 26 de abril (sábado), para o qual a Casa da Arquitectura preparou uma jornada (ver programa) dedicada à arquitetura portuguesa contemporânea, assinalando as cinco décadas de democracia em Portugal. 

Às 11h00, o arquiteto Gonçalo Byrne guia uma visita ao Teatro Thalia, e às 16h00, o arquiteto Ricardo Bak Gordon conduz o percurso pela Escola Secundária D. Dinis, ambas em Lisboa. 
 
Destinado a todos os públicos, este programa oferece uma oportunidade única de contacto direto e aprofundado com alguns dos projetos mais significativos da arquitetura portuguesa dos últimos 50 anos. O calendário completo das visitas será divulgado em breve. 
 
Não perca a oportunidade e inscreva-se (links abaixo). Vagas limitadas.
 
 
11h00
Teatro Thalia (2008-2012)   
Visita guiada pelo arquiteto Gonçalo Byrne
Palco das festas e óperas no século XIX, destruído por um incêndio em 1862, este teatro situa-se junto ao palácio e jardins da Quinta das Laranjeiras. A reconstrução transformou-o num novo espaço para exposições, conferências e eventos. A intervenção restaurou a fachada original, e as paredes da plateia e da cena foram cobertas pelo exterior, com betão de pigmento terracota, reconstruindo o volume original. As ruínas do interior funcionam em contraponto com o novo corpo térreo envidraçado (portaria, cafetaria e serviços), que configura uma pequena praça e delimita a nova frente de rua. Inscreva-se AQUI.

 
16h00
Visita guiada pelo arquiteto Ricardo Bak Gordon
A renovação da escola pavilhonar, tipologia dominante no país, é enquadrada no programa Parque Escolar, iniciado em 2007, em que colaboraram cerca de trinta equipas de arquitetos, com o objetivo de modernizar 173 escolas secundárias. A intervenção substitui o pátio central por um edifício com auditório, biblioteca e espaços de trabalho. As construções existentes são unificadas por espaços informais de aprendizagem ao longo de um percurso acessível — learning street —, assim como pela utilização contínua do revestimento em chapa ondulada, sublinhando o contraste formal com os restantes pavilhões. Inscreva-se AQUI.

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas

Mecenas

 

 

 

 

 

 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceiro Media

Parceiro Media

Transporte Oficial

Transporte Oficial

Fotografia Oficial

Fotografia Oficial

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por