ÁLVARO SIZA, SOUTO DE MOURA E NUNO SAMPAIO NO 27º CONGRESSO MUNDIAL DOS ARQUITETOS

O 27º Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA), o maior fórum mundial de arquitetura e urbanismo, a decorrer pela primeira vez no Brasil, conta na sessão de abertura com a participação de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura e do Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio.

 

A abertura do Congresso será online e vai decorrer no próximo dia 18 de julho, cabendo ao arquiteto Siza Vieira dar as boas-vindas do Comité de Honra do Congresso.

 

Eduardo Souto de Moura e Nuno Sampaio em diálogo com a brasileira Carla Juaçaba, protagonizam a primeira mesa do Congresso num debate sobre a arquitetura contemporânea com referências ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, recentemente falecido, e a quem a União Internacional de Arquitetos atribuiu este ano a Medalha de Ouro.

 

Mendes da Rocha, um dos arquitetos brasileiros mais premiados de sempre, era sócio honorário da Casa da Arquitectura, instituição a que doou a totalidade do seu espólio.

 

O 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai decorrer de 18 a 22 de julho em formato integralmente digital.

 

Até dia 22, os congressistas vão assistir a palestras com vinte dos nomes mais importantes da arquitetura mundial e a mesas-redondas com mais de cem arquitetos premiados internacionalmente, para além de apresentações de trabalhos, atividades culturais e prémios.

 

Desde março, quase 90 mil pessoas, de mais de 180 países têm acompanhando os painéis preparatórios – um recorde absoluto nos mais de 70 anos do evento realizado pela União Internacional de Arquitetos a cada três anos.