SERVIÇO EDUCATIVO

O que seria de nós sem arte, cultura, lazer, curiosidade, descoberta, desejo?

 

Partindo do princípio de que todos somos agentes de transformação do mundo, impõe-se o questionamento: como o fazemos? O que transformamos? Que mudanças admiráveis têm feito outros? Que responsabilidade é esta que temos, todos, enquanto permanentes agentes de mudança?

Como escreveu Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

 

Pensar a educação na contemporaneidade é, antes de tudo, pensar em modos de facilitar a experiência da descoberta, do confronto, da sensação, regando a vontade de saber mais, na esperança de que se instale, em todos e cada um, a semente da curiosidade.

Ouvir, ver, tocar, sentir, experimentar, perguntar, são elementos que abrem portas a um mundo maior que o nosso e isso, acreditamos, é um canal direto de crescimento e prazer. A cada exposição, a cada oficina ou conversa realizada, o Serviço Educativo da Casa da Arquitectura confirma a sua importância na tarefa de ampliar o mundo dos que nos procuram, ladeando grandes canais fundamentais de educação, como a família e escolas, com propostas complementares e facilitadoras do desenvolvimento.

 

“Arquitetura é arte, e isso está no meu espírito desde sempre.” —  Álvaro Siza Vieira

 

Mergulhar na arte pode muito bem ser uma experiência radicalmente transformadora e libertadora, inspirando sonhos, alargando ideias, potenciando viagens ao mundo dos outros e ajudando-nos a descobrir o nosso. Porque queremos criar lugares para a unicidade de cada um, ouvindo e partilhando ideias e saberes, criamos uma rede de atividades diferenciadas e específicas para cada faixa etária, elásticas o suficiente para que caibam todas as singularidades. As propostas do programa do SE alargam-se e diversificam nos temas, formas, espaços e públicos. Se por um lado tentamos valorizar a cultura, o património e as artes em geral, por outro incidimos o foco sobre a arquitetura, no impacto transversal que tem na nossa história, na nossa vida e na do planeta.

Se muitos arquitetos se atreveram a sonhar o impossível, desenhando utopias rumo a liberdades várias, também nós assentamos os pilares do nosso programa educativo sobre a utopia maior de chegar até todos, em todos os lugares do mundo, os que estão perto e os que estão longe, os que habitam a disciplina da arquitetura e os que apenas querem saber mais.

 

As janelas da nossa Casa abrem-se para todas as direções, permitindo paisagens complexas e entusiasmantes sobre o passado, o presente e o futuro. Algumas portas acedem diretamente a escolas e casas do outro lado do mundo, outras conseguem mostrar-vos segredos sobre edifícios, lugares e pessoas, outras ainda oferecem espaços de experimentação e descoberta nos quais todo o corpo pensa, age, cria. Desde o arquivo onde se guardam preciosidades, às exposições, visitas, oficinas e outras atividades, o convite é simples: espreitem, entrem, queremos conhecer-vos!

 

Programa 2021/2022 

 

Informações e pedidos de marcações:

educativo@casadaarquitectura.pt

visitas@casadaarquitectura.pt

aniversarios@casadaarquitectura.pt

 

Equipa Serviço Educativo:

Coordenação: Filipa Godinho

Gestão: Alice Marques

Monitores/Assistentes: Inês Lourenço, Rita Alves