82 Estações de metro na Casa

A coleção chegou ao Arquivo da Casa no dia 28 de novembro.
A assinatura do Contrato de Cedência decorreu no espaço da Casa da Arquitectura, na Real Viní­cola, em Matosinhos, que abriu as portas ao público nos dias 17 (a partir das 21h30), 18 e 19 de novembro.
Na altura, estiveram presentes, pela Metro do Porto, o seu presidente, Jorge Moreno Delgado e o administrador, Pedro Azeredo Ferreira Lopes, o presidente e o diretor-executivo da Casa da Arquitectura, respetivamente José Manuel Dias da Fonseca e Nuno Sampaio e a Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
A Coleção de Elementos de Arquitetura “Estações de Metro” da Metro do Porto é constituí­da por maquetas, fotografias e desenhos gráficos, sobretudo em ficheiros digitais, relativos a todas as fases de projeto relevantes e constitui um acervo da autoria dos arquitetos Adalberto Dias, Álvaro Siza, Castro Calapez, José Bernardo Távora, José Gigante, Manuel Fernandes Sá, Rui Passos Mealha, Rogério Cavaca, Souto de Moura, Alcino Soutinho e João Álvaro Rocha.
A cedência desta coleção à Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura surge na sequência da abertura das suas novas instalações, onde é possível assegurar o depósito adequado e o tratamento de acervos como o da Metro do Porto de manifesta relevância arquitetónica e cultural.
Com a inauguração do novo espaço, a Casa da Arquitectura assumiu a sua vocação de Centro Português de Arquitectura, passando a ser a única entidade cultural sem fins lucrativos exclusivamente dedicada à arquitetura que, em território nacional, congrega, num só espaço, área de arquivo e área expositiva.
  • © Casa da Arquitectura

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>