Acervo de Paulo Mendes da Rocha na Casa da Arquitectura

A vinda da totalidade do acervo de Paulo Mendes da Rocha segue-se à doação, em 2015 do projeto do Museu Nacional dos Coches e, em 2018, de um conjunto de sete projetos para a Coleção Arquitetura Brasileira.
O acervo de Paulo Mendes da Rocha que agora chega à Casa da Arquitectura, engloba todo o material produzido durante a sua longa vida profissional, desde a década de 50 do século passado até aos nossos dias.
Esta incorporação engloba cerca de 8800 itens, relativos a mais de 320 projetos e é composta por:
aprox. 6300 desenhos analógicos
aprox. 3 mil fotografias e slides
um conjunto de maquetes feitas pelo próprio
aprox. 300 publicações. 
Para o Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, a vinda deste acervo é motivo ''de grande satisfação, pela disponibilidade do Paulo Mendes da Rocha em aceder ao nosso desafio para incorporar na CA a totalidade do seu acervo, completando as duas doações anteriores''. E acrescenta: ''A Casa da Arquitectura tem como compromisso a manutenção da unicidade do acervo, apresentação ao mundo através das suas plataformas digitais e a partilha e disponibilização a investigadores, estudantes, universidades a custo zero, promovendo o estudo, a publicação e investigação sobre esta tão importante obra''.
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou, a propósito, que ''é com muito orgulho que acolhemos em Portugal o acervo integral do prestigiado arquiteto brasileiro, Paulo Mendes da Rocha, autor da obra do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.
É com confiança na instituição Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura e no trabalho desenvolvido por esta no tratamento, conservação e divulgação pública dos diferentes acervos que tem vindo a acolher, que dou as boas vindas a este tão importante acervo para a história e conhecimento da arquitetura contemporânea a nível mundial.”
A Casa da Arquitectura, recorde-se, recebeu já no ano passado o apoio do Governo português às atividades desenvolvidas, através do Ministério da Cultura.
José Manuel Dias da Fonseca, presidente da CA, vê na “doação do arquivo do Paulo Mendes da Rocha à Casa da Arquitetura um momento grande para Portugal. Exemplar.
Um dos maiores arquitetos do mundo reconheceu no nosso país e na CASA o abrigo certo para todo o seu arquivo, através desta doação. Exemplar.
É seguramente um dos momentos mais felizes na ainda curta vida da Casa da Arquitetura, que apesar de curta já reúne valiosos espólios e acervos de arquitetura. Exemplar.''

Acervo disponível online

A Casa da Arquitectura irá realizar uma Exposição monográfica dedicada ao arquiteto em meados de 2022, de cuja equipa curatorial fará parte a arquiteta Catherine Otondo, que esteve envolvida no processo de inventariação do acervo juntamente com a arquiteta Berta Oliveira. Para o Diretor-executivo, esta será a “maior exposição sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha a realizar em Portugal na Casa da Arquitectura”.
O acervo vai integrar a Plataforma Digital do Arquivo da Casa que será lançada ainda durante o corrente ano e que vai permitir o acesso universal a todos os documentos. Para efeitos de investigação e estudo, a Casa disponibiliza ainda imagens de grande resolução de forma gratuita, promovendo deste modo a pesquisa e o desenvolvimento do conhecimento sobre a obra do arquiteto brasileiro.
A Casa da Arquitectura criou em 2019 um Centro de Estudos e Documentação que vai promover e incentivar a investigação do acervo, nomeadamente com a criação de bolsas de investigação em parceria com várias instituições públicas, assim como, de forma privilegiada, com Universidades de todo o mundo.
A Casa da Arquitectura fica responsável pela preservação do acervo nas melhores condições nas suas cinco áreas de Arquivo e vai fazer a gestão da política de empréstimos dos diversos elementos para as múltiplas utilizações – exposições, publicações e outras formas de divulgação da obra.
A Casa compromete-se ainda em manter acessíveis os suportes fisicos que podem ser consultados na Casa da Arquitectura, mediante marcação prévia.
Nuno Sampaio considera que ''a obra de Paulo Mendes da Rocha é reconhecida pelo seu mérito e qualidade em todo o mundo, somando-se-lhe um reconhecido e publicado pensamento universal''. E conclui: ''Tive a oportunidade de trabalhar com o arquiteto no projeto do Museu dos Coches e admiro-o muito pelo seu pensamento e frontalidade. Podendo escolher qualquer instituição no mundo para incorporar o seu acervo, regozijo-me que tenha optado por integrá-lo na Casa da Arquitectura''.

Opiniões sobre a vinda do acervo

Arquiteta Catherine Otondo

O conjunto de documentos que fazem parte do Acervo de projetos do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha é composto por cerca de 9 mil desenhos, dezenas de maquetes, fotografias de obra e publicações. 
A particularidade deste conjunto reside evidentemente na qualidade excepcional dos projetos realizados e na sua temporalidade que atravessa a segunda metade do século XX, e entra no século XXI, dialogando ativamente com o tempo presente. 
Pelo estudo destes documentos, estudantes, professores e pesquisadores do mundo inteiro poderão construir variadas narrativas, de uma história que se inicia nas primeiras décadas dos anos 60, quando o desenho dos projetos era feito à mão livre. 
Cada um dos 320 projetos que compõe o Acervo de Paulo Mendes da Rocha, revela um modo de pensar e de fazer arquitetura singular e único: uma visão entre o local e o universal, e uma reflexão sobre a condição humana no planeta, fundamentos da obra deste arquiteto. 

Arquiteto David Adjye

Paulo Mendes da Rocha parte das bases estabelecidas pelos arquitetos da geração do pós-guerra que compreenderam o significado da construção na sociedade como um meio para a edificação.
O trabalho de Rocha investiga tipologias críticas procedentes de uma condição de pós-guerra de cidades em ascensão e propõe novas ideias sobre infraestruturas, habitação e o modo de vida urbano. O seu trabalho é profundamente otimista e é um farol para as gerações futuras na compreensão de como avançar nas complexidades do século XXI. 

Arquiteto Giorgio Grassi

É muito importante que existam instituições, como a Casa da Arquitectura em Matosinhos, que se dediquem à guarda, conservação e divulgação do património documental dos arquitectos (os desenhos, os modelos, as fotografias, os textos, etc.). Estes elementos são uma fonte documental indispensável para a compreensão da Arquitectura que se construiu ou que apenas se projectou. Os arquivos dos arquitectos são o testemunho do processo que conduziu à sua obra construída, mas, também, tudo aquilo que projectaram e que não conseguiram construir. A doação do arquivo do Paulo Mendes da Rocha (PMR) é, por isso, significativa da importância de instituições como a Casa da Arquitectura, mas, também, do valor documental dos desenhos e dos escritos teoricos e de outra forma explicativos dos arquitectos.
É também importante e significativo, neste caso de PMR, que o arquivo deste arquitecto se tenha mantido inteiramente à guarda de uma única instituição permitindo a investigação integral da sua obra num único espaço. Por fim, é muito importante que uma instituição como a Casa da Arquitectura não se limite a preservar e a tratar dos arquivos dos arquitectos que tem reunido em seu torno, mas, também, a divulgar e interpretar o seu legado através de exposições, catálogos, conferências e todo o tipo de acções que já provou publicamente ser capaz de fazer, com interesse e pertinência, como no caso da mostra “Souto De Moura: Memória, Projectos, Obras”.


Paulo Mendes da Rocha


Prémio Pritzker em 2006, Leão de Ouro de carreira na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016, Paulo Mendes da Rocha é um dos grandes doadores do acervo da Casa da Arquitectura e o seu primeiro sócio honorário, distinção esta que foi anunciada durante a inauguração da Exposição “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira” em setembro de 2018. Nessa altura, abriu igualmente a Exposição “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha” com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, que ficou patente, na Galeria da Casa, até fevereiro de 2019.
  • Maquete em madeira © Ivo Tavares

  • © Ivo Tavares

  • Arquivo da Casa © Ivo Tavares

  • © Ivo Tavares

Digital Media

  • play

    Acervo de Paulo Mendes da Rocha na Casa da Arquitectura

  • play

    Ana Sousa Dias: entrevista a Paulo Mendes da Rocha

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>