CaixaForum+, plataforma online gratuita, chega a Portugal com propostas da Casa da Arquitectura

Na CaixaForum+, os subscritores passam a ter acesso gratuito a mais de 500 propostas, incluindo séries, documentários, concertos e óperas, sobre temas como arte, cinema, música, teatro, literatura, pensamento, história, arquitetura, design, ciências da vida as ciências físicas.

Para o lançamento em Portugal, haverá inúmeras propostas especificamente concebidas para o público português, assim como conteúdos que resultam da colaboração com as principais instituições culturais do país, entre as quais a Casa da Arquitectura.

Na página dedicada à Casa da Arquitectura, os subscritores da plataforma podem encontrar 10 entrevistas a outras tantas personalidades brasileiras feitas por jornalistas, críticos e curadores sobre várias temáticas, conversas com vários nomes da arquitetura nacional e internacional ligados a projetos da Casa da Arquitectura, uma longa entrevista a Paulo Mendes da Rocha feita por Ana Sousa Dias, uma conversa entre Álvaro Siza e Guido Guidi, entre muitos outros conteúdos.

A plataforma rege-se pelos mesmos princípios com que a Fundação ”la Caixa” define a sua atividade cultural: rigor, acessibilidade, divulgação, singularidade e universalidade dos seus conteúdos. O denominador comum do catálogo de conteúdos agora disponibilizados é a qualidade, tanto para os utilizadores que procuram conteúdos mais especializados, como para aqueles que se interessam por diversas disciplinas movidos pela curiosidade.
 
O catálogo está dividido em nove temas: artes plásticas e visuais, artes performativas, música, literatura, pensamento e história, cinema, arquitetura e design, ciências da vida e ciências físicas. Os utilizadores da plataforma podem encontrar documentários, séries, concertos, óperas, curtas-metragens, conferências, entrevistas, entre outros.
 
A duração dos conteúdos varia entre dois minutos, no caso de alguns micro-documentários, até dez horas, como é o caso de séries focadas em conversas com grandes criadores.
 
A plataforma chega a Portugal com uma versão totalmente em português - tanto no website como nas aplicações para telemóveis e smart TVs -, estando os conteúdos legendados no mesmo idioma.
 
Os subscritores encontrarão na plataforma conteúdos, de três tipos: os Originais CaixaForum+, produções próprias e exclusivas da plataforma; inúmeras propostas especificamente concebidas para o público português e que são lançadas pela primeira vez com o lançamento da plataforma; e a inclusão de um catálogo de produções (novas e já existentes) em colaboração com as principais instituições culturais do país.
 
Com o lançamento da plataforma em Portugal, serão integrados, nos próximos meses, conteúdos disponibilizados por algumas das principais instituições culturais do país, como a Casa da Arquitectura, Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação de Serralves, a Casa da Música Porto e o Museu Nacional de Arte Antiga. Além disso, a CaixaForum+ Portugal também colaborar com festivais consagrados no país, na área do cinema documental como o Doc Lisboa, o Porto/Post/Doc: Film & Media Festival e outros festivais como o FIMM - Festival Internacional de Música de Marvão.
 
Com todas estas colaborações, a CaixaForum+ persegue um duplo objetivo: por um lado, tornar-se um agregador único de conteúdos culturais; por outro, permitir que, graças ao apoio da Fundação “la Caixa”, possam ser coproduzidos novos projetos.
 
A CaixaForum+ incluirá também no seu catálogo diversos conteúdos de não-ficção fortemente ligados à cultura, à ciência e à sociedade portuguesas. 
 
Alguns dados sobre a CaixaForum+
 
Apenas dois anos após o seu lançamento, a CaixaForum+ já ultrapassou os 250.000 subscritores, com uma média de 12.000 novos utilizadores por mês. No total, a plataforma conta com subscritores em mais de 80 países. A maioria dos subscritores tem entre 46 e 60 anos, representando 68% do total; a divisão por género revela um público muito equilibrado (53% de mulheres e 47% de homens).
 
A subscrição é gratuita. A CaixaForum+ é uma plataforma multi-dispositivo: os seus conteúdos estão disponíveis para dispositivos móveis e tablets através da aplicação que pode ser descarregada na App Store (iOS) ou no Google Play (Android). Também é possível aceder aos conteúdos através do site caixaforumplus.org e, nas smart TVs, através das aplicações nativas ou através de AirPlay ou Chromecast.
 
Mecenas principal da Casa da Arquitectura, a Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.
 
  • CaixaForum+, plataforma online gratuita, chega a Portugal com propostas da Casa da Arquitectura
  • CaixaForum+, plataforma online gratuita, chega a Portugal com propostas da Casa da Arquitectura
  • CaixaForum+, plataforma online gratuita, chega a Portugal com propostas da Casa da Arquitectura

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por