Exposição sobre Piscina das Marés na Casa da Arquitectura

“Nenhum Sítio é Deserto” parte do célebre aforismo formulado por Álvaro Siza a propósito da multiplicidade de referências (naturais, topográficas, construídas, imateriais) que os arquitetos encontram no lugar e que servem de catalisador criativo do projeto. Ao contrário do que se possa pensar, o complexo da Piscina de Leça da Palmeira, desenhado e construído entre 1960 e 2021, não foi concebido como um projeto único, mas sim resultado de consecutivas encomendas e revisões que foram ditando o crescimento paulatino do conjunto balnear, desde a edificação de um tanque de marés até à sua recente renovação e extensão para norte.

A exposição pretende ilustrar as múltiplas vidas de uma das obras mais emblemáticas da arquitetura do século XX, integrando um vasto conjunto de elementos desenhados, fotográficos, audiovisuais e objetos (recolhidos em arquivos públicos e privados) — muitos deles inéditos — que nos permitem reconstituir, em três secções, uma narrativa crítica do processo de projeto, construção e reabilitação ao longo das últimas seis décadas.

A apresentação da exposição “Nenhum Sítio é Deserto” integra o eixo de Constelações da 3.ª edição da Porto Design Biennale, formado por uma série de eventos com organização e curadoria autónomas que, pela sua pertinência disciplinar e temática, são acolhidos na programação da Porto Design Biennale. “Nenhum Sítio é Deserto” inaugurou a 18 de maio de 2022 na FAUP, onde esteve patente até 1 de julho, prosseguindo itinerância na Biblioteca de Arte Gulbenkian, em Lisboa.

A exposição enquadra-se no projeto da FAUP financiado através da iniciativa 'Keeping It Modern' da Fundação Getty, e integrada na Cátedra UNESCO "Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto", atribuída à Universidade do Porto através da FAUP.

Com a abertura da mostra, decorre a partir das 15h00, na Biblioteca da Casa da Arquitectura, o debate “Keeping it Modern. Álvaro Siza: Piscina das Marés”, que inclui a apresentação final do projeto com o mesmo nome.

O encontro vai contar com as participações de Magda Serifert, Teresa Calix, Ana Tostões, Paulo B. Lourenço, Rui Fernandes Póvoas, Teresa Cunha Ferreira, Luís Martinho Urbano e Fernando Rocha, vereador de Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos. Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, abre a sessão.

A Casa da Arquitectura é parceira do Projeto da FAUP.

Toda a informação em https://www.portodesignbiennale.pt/pt/agenda/nenhum-sitio-e-deserto
  • Exposição sobre Piscina das Marés na Casa da Arquitectura

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por