“Souto de Moura - Memória, Projectos, Obras” viaja até ao Brasil

Abre no próximo dia 22 de março, no Rio de Janeiro, Brasil, uma versão adaptada da exposição “Souto de Moura - Memória, Projectos, Obras” que esteve patente na Casa da Arquitectura entre outubro de 2019 e março 2021, tendo sido visitada por 34 mil pessoas.
A mostra em Portugal foi a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio de 2019.

A apresentação da exposição “Souto de Moura - Memória, Projectos, Obras” no Rio de Janeiro é uma iniciativa da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões em Brasília, em parceria com a Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, com o patrocínio da GALP.

A mostra tem curadoria de Nuno Graça Moura e está organizada em torno de oito projetos, destacando um conjunto de elementos de trabalhos relevantes para a compreensão da obra e do método de Souto de Moura nos seus diversos aspetos. Desenhos, anotações pessoais, material fotográfico, fotografias de maquetes e outros documentos serão apresentados rigorosamente conforme constam no Arquivo, sem manipulação ou omissão.

Aproveitando a itinerância da exposição e a convite do Instituto Camões em Brasília, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil vai promover uma programação paralela para amplificar o debate sobre a obra de Souto de Moura e a importância da preservação de acervos arquitetónicos.

Participam neste programa o CAU do Rio de Janeiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) nacional e o seu departamento do Rio de Janeiro, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Serão três debates: o primeiro, no próprio dia 22 de março, terá como tema “Memória”. O segundo, dedicado ao tema “Projetos” vai ter lugar a 5 abril e o último, subordinado ao tema “obras” vai decorrer a 19 de maio. Todos os debates vão acontecer no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, onde estará patente a exposição.
 
  • © Ivo Tavares

Parceiro Institucional
Institucional Partner

Parceiro Institucional<br>Institucional Partner

Rede Portuguesa de arte contemporânea
Portuguese contemporary art network

Rede Portuguesa de arte contemporânea<br>Portuguese contemporary art network

 
 

 <br> 

Parceiro Estratégico
Strategic Partner

Parceiro Estratégico<br>Strategic Partner

Mecenas Principal
Main Patron

Mecenas Principal<br>Main Patron

Mecenas
Patron

Mecenas<br>Patron

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

Parceiro Media
Media Partner

Parceiro Media<br>Media Partner

Transporte Oficial
Official Transport

Transporte Oficial<br>Official Transport

Fotografia Oficial
Official Photography

Fotografia Oficial<br>Official Photography

 
 

 <br> 

Cofinanciado por
Co-founded by

Cofinanciado por<br>Co-founded by

 
 

 <br> 

 
 

 <br>