17 a 19 novembro 2017

Abertura da Casa da Arquitectura

A abertura da Casa da Arquitectura nas suas novas instalações do Quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos, em novembro de 2017, representou um dos momentos mais altos e marcantes da vida cultural do ano em Portugal.


A dois dias da abertura ao público, o Primeiro-ministro, António Costa, visitou a Casa da Arquitectura na companhia do Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e presidiu à cerimónia de abertura oficial do espaço, tendo proferido um discurso no qual considerou a instituição como “um projeto extraordinário para o país”. No discurso que proferiu, António Costa adiantou que o “Estado vai preencher a inscrição como associado da Casa da Arquitectura” e fez notar que o equipamento só fazia sentido em Matosinhos, concelho que “soube compreender a capacidade única da arquitetura para transformar o território”.
“Não há outro concelho onde a arquitetura tenha sido tão marcante como capacidade transformadora do território. Matosinhos soube compreender esta capacidade única da arquitetura de mudar o território e, ao fazê-lo, transformar a vida das pessoas”, observou o primeiro-ministro. 
Elogiando o equipamento “extraordinário para o conjunto do país”, o governante destacou o facto de ser “um projeto municipal”, algo que mostra que as autarquias “têm uma visão aberta e rasgada ao mundo”, bem como “a capacidade de compreender que hoje a inserção nas redes globais implica projetos desta natureza”.
Na sua intervenção, Costa lembrou que foi Guilherme Pinto, o ex-presidente da autarquia matosinhense que morreu em janeiro de 2017, quem o “desafiou a conhecer o projeto” quando ainda estava em obra.
Em três dias, de 17 a 19 de novembro, mais de 12 mil pessoas visitaram a CA e participaram no programa de abertura que disponibilizou duas grandes exposições, promoveu mais de 30 visitas orientadas, 23 performances e 5 conferências, envolvendo 31 oradores nacionais e internacionais.
De entrada livre, o programa inaugural da CA contou ainda, entre outras atividades, com dois concertos públicos, 13 oficinas para crianças, dois lançamentos de livros, projeção de filmes e muita animação.
Mais de 2 680 pessoas participaram em atividades do Serviço Educativo – Programa Caleidoscópio dedicadas às crianças e famílias.
O número de visitantes foi subindo ao longo dos dias. Na noite de abertura de portas ao público, no dia 17, foram registadas mais de 2 300 entradas no quarteirão, a que somaram, no dia seguinte, 18 de novembro, mais de 4 000.
No domingo, 19 de novembro, o programa inaugural da CA atraiu mais de 5 800 pessoas que se espalharam pelas múltiplas atividades de entrada livre disponíveis todo o fim de semana.
Com dezenas de atividades abertas ao público, foi elevado o número dos que circularam entre vários espaços. Um fluxo contínuo de visitantes percorreu os 800 metros quadrados da Nave Expositiva, onde esteve patente a exposição Poder Arquitectura comissariada por Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho. Do mesmo modo, a segunda exposição, patente na Galeria da Casa, a X Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, foi alvo da curiosidade do público que visitou o Quarteirão.
Entre as conferências que tiveram lugar na Sala Nascente, foi particularmente concorrida a que juntou o arquiteto Eduardo Souto de Moura, a comissária da X BIAU, Angela Paredes, o arquiteto Jorge Figueira e Nuno Sampaio, Diretor-executivo da CA.

Digital Media

O que é a Casa da Arquitectura
play

O que é a Casa da Arquitectura

Primeiro-ministro António Costa na Casa
play

Primeiro-ministro António Costa na Casa

Apresentação da Casa
play

Apresentação da Casa

Abertura da Casa da Arquitectura
play

Abertura da Casa da Arquitectura

À conversa com Souto de Moura
play

À conversa com Souto de Moura

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por