4 de novembro 2025

Casa da Arquitectura vai incorporar acervo de Camilo Rebelo

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura vai incorporar o acervo do arquiteto Camilo Rebelo (1972), numa cerimónia que se realiza no próximo dia 4 de novembro, às 17h30, no Espaço Álvaro Siza.
A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura vai incorporar o acervo do arquiteto Camilo Rebelo (n. 1972). A cerimónia está marcada para o próximo dia 4 de novembro, às 17h30, no Espaço Álvaro Siza.

Figura incontornável da arquitetura portuguesa contemporânea, Camilo Rebelo construiu uma obra amplamente reconhecida a nível nacional e internacional, marcada pela profundidade conceptual, pela relação com o território e pela dimensão poética do espaço. Para além da sua prática profissional, o arquiteto mantém, desde cedo, uma intensa atividade docente em instituições de ensino como Lausanne, Mendrisio, Milão e Xangai, entre outras.

Esta incorporação representa uma doação viva e em expansão, que acompanhará o desenvolvimento futuro do atelier. Serão integrados 18 projetos, abrangendo 20 anos de trabalho (2000–2020), que espelham a evolução e a coerência da trajetória arquitetónica de Camilo Rebelo.

Entre os projetos incluídos encontram-se obras emblemáticas como o Museu do Côa, em Portugal, e o Promise, em Grândola, bem como projetos e concursos internacionais realizados na Suíça, Grécia, Polónia e Estados Unidos.

18 Projetos e Obras (2000–2020)
Museu do Côa (2004–2010), Museu de Arte Moderna de Varsóvia (2007), AKM Quarteirão Residencial (2007–2009), Casa Árvore (2007–2009), What if NYC (2008), Casa Ktima (2009–2013), Museu do Carro Elétrico (2010), Escola BMRS (2010), Casas em Genebra (2012), Casa Almo (2012), Promise (2012–2020), OVO (2012–2014), Expresso 40 Anos (2014), ZUS (2014), Museu da Cidade – Extensão Douro (2015–2019), Casa Miraflor (2016–2019), Adega Alfaiate (2019) e MD (2020).

No âmbito desta doação, está ainda programada uma visita orientada gratuita ao Museu do Côa, no próximo dia 8 de novembro, às 11h00, com a presença dos arquitetos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, autores do projeto.

A visita é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Programa da Cerimónia de Doação: 
  • Intervenção de Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitectura
  • Exibição de vídeo
  • Intervenção de Teresa Fonseca
  • Momento de assinatura
  • Intervenção de Camilo Rebelo

Após a cerimónia, será apresentado o novo livro de Camilo Rebelo, AKIK, com edição de Pedro Leão Neto, publicado pela scopio Editions. A apresentação contará com uma conversa entre Camilo Rebelo, Nuno Sampaio e Pedro Leão Neto, com moderação de Isa Clara Neves.

Dando continuidade à linha de reflexão iniciada com o volume OLIM, o livro AKIK expande o pensamento do arquiteto num registo mais ensaístico e íntimo, explorando o modo como as ideias emergem, se organizam e se transformam em matéria arquitetónica. Mais do que um livro sobre obras, AKIK propõe um mergulho no processo criativo, nas tensões entre intuição, memória e construção, e na procura do sentido poético do espaço. O livro AKIK estará disponível para venda durante a sessão e na Loja da Casa da Arquitectura.



Camilo Rebelo

Nasceu no Porto em 1972. Estudou no Colégio Alemão do Porto e formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 1996. Trabalhou com Eduardo Souto Moura entre 1994 e 1998 e com Herzog & de Meuron entre 1998 e 1999.

Iniciou a sua atividade no Porto em 2000 e, desde então, criou cerca de uma centena de projetos, alguns deles em parceria com Tiago Pimentel, Susana Martins, Cristina Chicau e Patrício Guedes.

Lecionou na Faculdade de Arquitetura e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la University of Navarra (ETSAUN) e na Accademia di Architettura di Mendrisio. Desde 2014, tem um estúdio de investigação, Arquitetura e Paisagem, no Politecnico di Milano.

O seu trabalho foi reconhecido através de vários prémios nacionais e internacionais, incluindo o Prémio Bauwelt, o Prémio Baku UIA e o Prémio Douro Valley, bem como nomeações para o Prémio SECIL, o Prémio Suíço BSI e o Prémio Mies da UE. A casa Ktima foi escolhida pela BBC2 para figurar numa série documental intitulada The World’s Most Extraordinary Homes (Underground).

A sua área de investigação tem-se centrado principalmente na relação entre a arquitetura e a natureza, ligando contextos urbanos e áreas de paisagem natural protegida e classificada. O tema, a sua atmosfera, os seus processos construtivos e a urgência das suas utilizações em cada contexto têm sido reconhecidos em Portugal e no estrangeiro.

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por