16 dezembro 2023

Guilherme Wisnik fala sobre Paulo Mendes da Rocha no espaço da exposição

O arquiteto, docente e autor Guilherme Wisnik, vai fazer, no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, no espaço da Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha”, uma palestra dedicada ao tema “Paulo Mendes da Rocha: a política do discurso”. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Grande amigo de Paulo Mendes da Rocha, o co-curador da Exposição “Infinito Vão - 90 Anos de Arquitetura Brasileira” que esteve patente na Casa da Arquitectura até setembro 2019, irá criar uma bissetriz entre a obra e a pessoa do Pritzker brasileiro, ligando as duas mostras patentes: na nave expositiva, a mostra relativa aos 70 anos de trabalho; e na Galeria da Casa, uma abordagem da pessoa e do humanista.

Guilherme Wisnik (1972) é professor Livre-Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, instituição na qual é Vice-Diretor (2023-2026).

Autor de livros como Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009), Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc SP, 2018), Dentro do nevoeiro: arte, arquitetura e tecnologia contemporâneas (Ubu, 2018) e Lançar mundos no mundo: Caetano Veloso e o Brasil (Fósforo, 2022).

Recebeu o prémio “Destaque 2018” da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em 2019. Publicou ensaios em diversos livros e revistas nacionais e internacionais, tais como Cahiers d’Art, Artforum, Architectural Design, Architectural Review, Domus, Arquitectura Viva, AV Monografías, 2G, Rassegna, Arch +, Baumeister, JA – Jornal Arquitectos, Urban China, Ars, Novos Estudos Cebrap, Plot e Monolito.

Foi curador de exposições como o projeto de Arte Pública Margem (Itaú Cultural, 2008-10), Ocupação Cildo Meireles: rio oir (Itaú Cultural, 2011), Paulo Mendes da Rocha: a natureza como projeto (Museu Vale, 2012), São Paulo: três ensaios visuais (Instituto Moreira Salles, 2017), Ocupação Paulo Mendes da Rocha (Itaú Cultural, 2018), Conversas na praça: o urbanismo de Jorge Wilheim (Sesc Consolação, 2019), Infinito vão: 90 anos de arquitetura brasileira (Casa da Arquitectura de Portugal, 2018), 22 em campo: futebol e modernismo no Brasil (Museu do Futebol, 2022) e Paisagem construída: São Paulo e Burle Marx (Galeria Fiesp, 2022). Foi o Curador-Geral da 10a Bienal de Arquitetura de São Paulo (Instituto de Arquitetos do Brasil, 2013), e do Pavilhão do Brasil na Expo 2020 em Dubai (2021).

Documentos para download

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas

Mecenas

 

 

 

 

 

 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 
 

 <br> 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceiro Media

Parceiro Media

Transporte Oficial

Transporte Oficial

Fotografia Oficial

Fotografia Oficial

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por