28 junho 2025

Porto de Arquitetura
M-ODU, antigo Matadouro do Porto / Kengo Kuma & Associates + OODA Office

A Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura voltam a juntar-se para desenvolver a segunda edição da iniciativa Porto de Arquitetura, que contempla seis visitas de arquitetura e uma conferência internacional. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.
A próxima visita acontece a 28 de junho e contempla o M-ODU, antigo Matadouro do Porto.

Inscrições esgotadas.
 
A seleção que configura este novo programa de visitas orientadas integra um conjunto de edifícios da cidade que pretende ser o mais representativo possível das recentes transformações no tecido urbano da cidade do Porto.

No dia 28 de junho, às 16h00, vai ser destacado o edifício M-ODU, antigo matadouro do Porto.

Visita Orientada pelos autores do projeto de arquitectura e de engenharia e promotor/construtor:

  • OODA Architecture e representante do gab. de Kengo Kuma
  • A400 Projetistas e Consultores de Engenharia
  • EMERGE – Mota-Engil Real Estate Developers

Entrada livre, sujeita a lotação.

A reconversão do Antigo Matadouro do Porto é uma das ações principais de dinamização da zona oriental da cidade do Porto. Este equipamento, em articulação com outros estruturantes, tais como o Terminal Intermodal de Campanhã e o Estádio do Dragão, propõe-se a ser uma das chaves para o desenvolvimento e expansão desta área da cidade. O Matadouro Industrial do Porto, envolvido por usos industriais e residenciais herdados de sucessivas transformações urbanas, articula hoje hesitações funcionais a baixa cota e impasses visuais a alta cota. Desvalorizada com a construção da Via de Cintura Interna (VCI), a ligação ao Estádio do Dragão e ao Metro é reestabelecida por uma ponte pedonal de forte impacto visual, que oferece uma ampla vista sobre o antigo Matadouro e o vale de Campanhã. (…) A cobertura, modelada e perfurada, acrescenta à diversidade e complexidade existentes uma unidade sombreada que conforma os vazios entre volumes. 


Termos e condições para a visita:

  • Idade mínima de 12 anos para participação no evento. Menores (12 anos -17 anos), deverão ser acompanhados por um adulto.
  • Obrigatoriedade de utilização de calçado adequado ao ambiente de obra. Não sendo possível que todos os visitantes tragam calçado de segurança, admite-se, excecionalmente, que o acesso ao estaleiro seja permitido desde que o participante utilize calçado raso e fechado.
  • Obra em fase de execução - Inclui áreas e pavimentos não acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida; Por questões de segurança, não será autorizada a participação de pessoas com mobilidade reduzida.
  • Não será possível facultar instalações sanitárias no local do evento.

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por