15 de março 2025

Porto de Arquitetura
Visita ao Monte da Lapa

A Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura voltam a juntar-se para desenvolver a segunda edição da iniciativa Porto de Arquitetura, que contempla seis visitas de arquitetura e uma conferência internacional entre março e julho de 2025. À semelhança do ano anterior, todos os momentos são gratuitos e abertos ao público, mediante inscrição prévia. A segunda visita convida a descobrir a obra do Monte da Lapa no dia 15 de março. Inscrições esgotadas.
A seleção que configura este novo programa de visitas orientadas integra um conjunto de edifícios da cidade que pretende ser o mais representativo possível das recentes transformações no tecido urbano da cidade do Porto. 


No dia 15 de março, às 16h, vai (re)descobrir o Monte da Lapa, um projeto do arquiteto Álvaro Siza para um local histórico da cidade do Porto. O promotor e o autor propõem um modelo de ocupação que visa conciliar o património cultural e urbano com as exigências programáticas do quotidiano.

A visita será orientada pelos arquitetos Francisca Lopes (Ateliê Álvaro Siza) e Nuno Grande (Pedra Líquida).
Inscrições esgotadas.

Entrada livre, sujeita a lotação.

 
“O projeto para o Monte da Lapa opera sobre um local histórico na cidade do Porto. Para esta acrópole abandonada […], coroada por um engenhoso moinho de acesso em ziguezague de granito” (Siza, 2023), o promotor e o autor propõem um modelo de ocupação que pretende ser conciliador do património cultural e urbano do local com as exigências programáticas do presente. Citando o autor, “o objetivo deste projeto é devolver a acrópole à cidade e as ilhas ao restante tecido urbano, reunindo antigos e novos residentes, turistas, estudantes e outros cidadãos que desejem (re)descobrir este lugar único.” 

De acordo com o promotor da obra (ateliê Pedra Líquida), o Monte da Lapa é um “lugar-síntese” do tecido urbano do Porto. “Situado entre a Baixa portuense e a sua expansão ocidental, este promontório rivaliza com a escala da belíssima igreja homónima que emerge no perfil urbano envolvente.” 

O programa inclui a construção de um novo edifício — uma pousada turística de seis quartos —, mas, sobretudo a reabilitação de um antigo moinho- -miradouro para espaço de comércio e lazer, assim como de diversos núcleos de habitação: residência de estudantes e casas para arrendamento de curta, média e longa duração, no seio das quais se fixam alguns dos antigos residentes.


Data do projeto e conclusão da obra
2021/2025 – Presente
Arquitetura
Álvaro Siza
Morada
Rua do Monte da Lapa e ruas adjacentes, Porto


Fotografias de Pedro Cardigo

Parceiro Institucional

Parceiro Institucional

Rede Portuguesa de arte contemporânea

Rede Portuguesa de arte contemporânea

 

 

Parceiro Estratégico

Parceiro Estratégico

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas principal da Casa da Arquitectura

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Exposição Kengo Kuma

Mecenas da Casa da Arquitectura

Mecenas da Casa da Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por

Cofinanciado por