OFICINAS NA CASA

Desenhadas com diferentes intenções e preocupações, estas oficinas dirigem-se a um leque alargado de público, desde o pré-escolar ao secundário, contemplando também o público geral, nomeadamente crianças em contexto de família e oficinas de férias escolares.
Estas atividades acontecem todas na Sala do SE da Casa da Arquitectura, o Caleidoscópio, com excepção da Visita-jogo que ocorre nas salas das exposições.
Numa adaptação ao contexto atual, partilhando as preocupações com as escolas e pais, estas oficinas foram desenvolvidas de modo a evitar a partilha de objetos e materiais, mantendo distância de segurança entre os participantes e promovendo a desinfeção de mãos e superfícies. Em turmas numerosas será feita a divisão em grupos que alternam entre a visita às exposições e a atividade.
Marcações com 5 dias mínimos de antecedência através do email educativo@casadaarquitetura.pt. Número de participantes sujeito às orientações da DGS. Por cada 10 estudantes oferecemos a entrada de um professor/acompanhante.

 

Horário: 3ª a Domingo | 10:00 às 18:00
Participantes: min.10 – máx. 12
Duração: 1h30
Escolas / associações sócio-culturais: 2,5€

 

 

LABORATÓRIO DOS SENTIDOS
A nossa experiência do espaço é multisensorial. Com esta oficina propomos um momento de exploração dos sentidos ativados na experiência dos lugares: pequeno/grande, quente/frio, luz/escuro são algumas das sensações que vamos simular, mas também texturas, sons, cheiros, cores. Como pensar um espaço para me sentir seguro? E um que se queira que ajude a dormir? Como será o lugar ideal para me divertir? E para relaxar? Num elogio a todos os sentidos vamos compreender como a arquitetura tem um papel fundamental na gestão das nossas emoções e comportamentos.

 

Público recomendado: Pré-escolar

 

 

OS INVENTORES DO ESPAÇO
Esta oficina desenvolve-se em torno da escola enquanto objeto de estudo. Como fazem os arquitetos para a representar? Conseguimos perceber a sua planta?  Usando palavras, linhas, números, desenhos e cores vamos fazer um novo projeto da escola capaz de reinventar todo o espaço com muita imaginação! Movemos paredes, acrescentamos salas, túneis, janelas gigantes? Vamos pensar a forma/função, saltar do 2D para o 3D e procurar a escola ideal.

 

Público recomendado: 1º/2º/3º ciclo

 

 

ARQUISTRUTURAS
Esta oficina pretende explorar a construção modular de objetos tendo como base o pensamento lógico-matemático das estruturas geométricas. Através da soma de elementos vamos criar estruturas, geometrias, formas, padrões e planos. O resultado será um objeto complexo, composto por linhas, superfícies e desenhos que poderá ser pensado como uma maquete de um edifício. Que tamanho teria uma pessoa que o habitasse? Onde poderia ser instalado? Esta é uma experiência de liberdade criativa que promete surpreender os autores com o resultado final.

 

Público recomendado: 1º/2º/3º ciclo

 

 

IMAGINAR O IMPOSSÍVEL
Inspirados em Buckminster Fuller, Yona Friedman e o coletivo Archigram, vamos construir imagens capazes de pensar numa nova ideia de arquitetura. Como pensar uma cidade para o futuro? Pode a arquitetura ter um papel ativo na defesa e preservação do planeta? Nesta oficina vamos ignorar todas as regras e imaginar o que não existe, o impossível, o ideal, o sonho. Com fotomontagens e desenhos o desafio é imaginar um mundo novo, redefinindo o que é, afinal, fundamental.

 

Público recomendado: 3º ciclo e Secundário

 

 

VISITA-JOGO À EXPOSIÇÃO
Pensadas para os mais novos estas são visitas orientadas de carácter dinâmico que pretendem alternar entre a descoberta dos conceitos e ideias inerentes às exposições e pequenos exercícios práticos. Desenvolvem-se dentro do espaço expositivo e têm como objetivo proporcionar uma exploração criativa das exposições numa introdução à arquitetura lúdica e não formal. Esta visita-jogo percorre o espaço descobrindo detalhes sobre os projectos,  obras e  arquitetos contemplados em cada exposição numa abordagem que valoriza o diálogo, a curiosidade, a criatividade e a experimentação.

 

Público recomendado: 1º/2º ciclo

 

 

OFICINAS SAZONAIS
Para os períodos não-lectivos propomos um leque de actividades que combinam uma vertente cultural, explorando as exposições patentes e promovendo a aprendizagem não-formal, com uma vertente lúdica e oficinal, de experimentação, criatividade, partilha, convívio e diversão. Estes programas serão divulgados no mês antecedente no site da Casa da Arquitectura, bem como através das várias plataformas das redes sociais. Subscreva a nossa newsletter para receber estas informações em primeira mão.

Natal
Carnaval
Páscoa
Verão

 

 

OFICINA GRATUITA DE DOMINGO

 

ARQUITETICES
Atividade prática orientada por um monitor do SE na qual se oferece a oportunidade de experimentar exercícios presentes nas oficinas do programa anual. Ocorre nas salas de exposição e áreas comuns da Casa da Arquitetura, promovendo a interação entre a criança, o adulto acompanhante, o educador, a exposição patente e os materiais a explorar.
Dirige-se a crianças em contexto de família.

 

Levante o seu bilhete na bilheteira da Casa da Arquitectura 30 minutos antes da atividade.
Número de participantes sujeito às orientações da DGS. Todas as crianças deverão estar acompanhadas por um adulto.

 

Duração: 1h
Participantes: min.5 – máx. 10
3º Domingo do mês | 11:00 às 12:00
Atividade gratuita