OFICINAS NA ESCOLA

O projeto OFICINAS NA ESCOLA pode desenvolver-se em dois modelos distintos: através dos professores, que recebem informações e conteúdos e que implementam a atividade, ou através da presença de um elemento da equipa da Casa da Arquitetura na sala de aula. Através de uma presença 100% virtual, ou presencial, o objetivo é que desenvolvam as atividades de modo seguro e estimulante mantendo os alunos ativos e contribuindo para a sua curiosidade e experiência.
Cada escola deverá participar com um mínimo de duas turmas.

 

1- Aplicada em sala pelos Professores:
Esta modalidade prevê um momento de formação no qual os Professores das turmas envolvidas recebem instruções, conteúdos e materiais necessários ao desenvolvimento da oficina. Este momento terá a duração aproximada de uma hora e pode ocorrer na escola ou nas instalações da Casa da Arquitetura.
A orientação da atividade em turma será responsabilidade do Professor com a possibilidade de apoio da equipa do SE da Casa da Arquitetura por videochamada.

 

2-  Aplicada em sala pela equipa do SE da CA:
Nesta opção os educadores do SE da Casa da Arquitetura dirigem-se à escola e desenvolvem em sala uma oficina com cerca de 2h de duração. Para que esta atividade decorra o professor receberá previamente a lista de materiais necessários à atividade (alguns serão cedidos pela CA outros são de uso recorrente nas escolas) de modo a garantirmos que teremos em sala tudo o necessário.

Em ambos os casos sugerimos que os resultados finais obtidos pelos alunos sejam guardados e expostos à comunidade escolar. A equipa do SE da Casa da Arquitetura está disponível para colaborar na montagem da exposição física numa zona comum da escola, mas também para ajudar na montagem de um slideshow para partilha virtual dos resultados caso a exposição física não possa ocorrer.

 

Marcações com 5 dias mínimos de antecedência através do email educativo@casadaarquitetura.pt.

 

Horário: 2ª a 6ª | 10:00 às 18:00
Duração: 1h30
Máximo: 30 alunos por grupo
Escolas / associações sócio-culturais: 60 euros por turma/grupo
Mínimo 2 turmas por escola.

 

Este preço inclui formação de professores ou presença de monitor em sala, materiais de trabalho específicos (materiais básicos devem ser os de cada aluno), apoio à atividade e apoio na compilação/exposição dos resultados finais. Caso o professor que receba a formação deseje aplicar a oficina a mais que uma turma deverá acrescer no preço 20€ por turma.

 

Pretende conhecer melhor o nosso programa de atividades online? Para conhecer a nossa oferta de atividades não presenciais consulte o programa CASA EXPANDIDA aqui.

 

 

OS INVENTORES DO ESPAÇO
Esta oficina desenvolve-se em torno da escola enquanto objeto de estudo. Como fazem os arquitetos para a representar? Conseguimos perceber a sua planta?  Usando palavras, linhas, números, desenhos e cores vamos fazer um novo projeto da escola capaz de reinventar todo o espaço com muita imaginação! Movemos paredes, acrescentamos salas, túneis, janelas gigantes? Vamos pensar a forma/função, saltar do 2D para o 3D e procurar a escola ideal.

 

1º/2º/ 3º ciclos

 

IMAGINAR O IMPOSSÍVEL
Inspirados em Buckminster Fuller, Yona Friedman e o coletivo Archigram, vamos construir imagens capazes de pensar numa nova ideia de arquitetura. Como pensar uma cidade para o futuro? Pode a arquitetura ter um papel ativo na defesa e preservação do planeta? Nesta oficina vamos ignorar todas as regras e imaginar o que não existe, o impossível, o ideal, o sonho. Com fotomontagens e desenhos o desafio é imaginar um mundo novo, definindo o que é, afinal, fundamental.

 

3º ciclo e secundário