O Infinito Vão regressa ao Brasil entre os dias 22 e 23 de março. Este conjunto de debates que vai ter lugar no Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo, é uma extensão do programa de atividades da Exposição com o mesmo nome que está patente na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura em Matosinhos, Portugal.
Com curadoria de Fernando Serapião, Guilherme Wisnik e Nuno Sampaio, “Infinito Vão: Brasil” vai reunir durante dois dias um grupo de arquitetos, fotógrafos e gestores culturais para uma série de conversas e debates sobre a história da arquitetura brasileira, a sua influência na vida quotidiana e cultural e as pontes que estabelece com outras linguagens artísticas.
Organizado pela Casa da Arquitectura e pela FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, o encontro marca também o lançamento do livro “Infinito Vão” que apresenta mais de 100 projetos concebidos entre 1928 e 2018, num arco de 90 anos de arquitetura brasileira, com ensaios sobre o tema da autoria do francês Jean-Louis Cohen, do argentino Adrián Gorelik e da portuguesa Ana Vaz Milheiro, entre outros.
Os eventos são de entrada livre mas sujeita à lotação da sala.
PROGRAMAÇÃO
22 DE MARÇO, SEXTA-FEIRA
Mesa I: Imagens Arquitetónicas
10h30 às 11h30
Convidados: Cristiano Mascaro, Leonardo Finotti e Nelson Kon
Mediador: Fernando Serapião.
Conversa entre três fotógrafos, com formação em arquitetura, cujo tema em comum é o ambiente urbano e o espaço construído.
Mesa II: Cultura e Arquitetura
12h às 13h
Convidados: Marcelo Ferraz, Vinícius Andrade, Danilo Santos de Miranda e Lorenzo Mammí.
Mediador: Nuno Sampaio
Gestores culturais e arquitetos conversam sobre a importância dos desenhos dos espaços culturais e como a arquitetura e a cultura podem promover o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
Lançamento do livro Infinito Vão: Brasil
13h10
Com a presença de Nuno Sampaio, Mauro Munhoz, Guilherme Wisnik, Fernando Serapião e José Roberto Geraldine Júnior.
Coordenadores Editoriais Organizadores: Fernando Serapião e Guilherme Wisnik
Tendo como editores Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, a publicação de 400 páginas é produzida pela Casa da Arquitectura e Casa Azul com a parceria de fomento do CAU/SP. O catálogo apresenta cerca de 90 projetos criados desde 1928 até 2018, num arco de 90 anos da arquitetura brasileira. Além das obras, o livro conta com ensaios sobre o tema escrito por autores diversos, como por exemplo o francês Jean-Louis Cohen, o argentino Adrián Gorelik e a portuguesa Ana Vaz Milheiros.
Um número limitado de exemplares do livro será distribuído gratuitamente aos participantes, conforme a ordem de chegada.
23 DE MARÇO, SÁBADO
Mesa III: Dentro do Nevoeiro
10h30 às 11h30
Convidados: Guilherme Wisnik, Agnaldo Farias, Giselle Beiguelman.
Os três autores conversam sobre o livro Dentro do Nevoeiro, escrito por Guilherme Wisnik.
Mesa IV: Diálogo com Paulo Mendes da Rocha
12h às 13h
Convidados: Paulo Mendes da Rocha, Guilherme Wisnik e Nuno Sampaio
Conversa com Paulo Mendes da Rocha
Encerramento no saguão do auditório
13h às 13h10
Com a presença de Nuno Sampaio, Mauro Munhoz, Guilherme Wisnik
Lançamento do livro “Dentro do Nevoeiro”, de Guilherme Wisnik
13h10
foyer do Cineteatro – 3º andar
Ed. UBU, vendas pela Livraria da Travessa