Oficinas nas Escolas

O projeto OFICINAS NA ESCOLA pode desenvolver-se em dois modelos distintos: através dos professores, que recebem informações e conteúdos e que implementam a atividade, ou através da presença de um elemento da equipa da Casa da Arquitectura na sala de aula. Através de uma presença 100% virtual, ou presencial, o objetivo é que desenvolvam as atividades de modo seguro e estimulante mantendo os alunos ativos e contribuindo para a sua curiosidade e experiência.
Cada escola deverá participar com um mínimo de duas turmas.

1- Aplicada em sala pelos Professores:
Esta modalidade prevê um momento de formação no qual os Professores das turmas envolvidas recebem instruções, conteúdos e materiais necessários ao desenvolvimento da oficina. Este momento terá a duração aproximada de uma hora e pode ocorrer na escola ou nas instalações da Casa da Arquitetura.
A orientação da atividade em turma será responsabilidade do Professor com a possibilidade de apoio da equipa do SE da Casa da Arquitetura por videochamada.

2- Aplicada em sala pela equipa do SE da CA:
Nesta opção os educadores do SE da Casa da Arquitetura dirigem-se à escola e desenvolvem em sala uma oficina com cerca de 2h de duração. Para que esta atividade decorra, o professor receberá previamente a lista de materiais necessários à atividade (alguns serão cedidos pela CA outros são de uso recorrente nas escolas) de modo a garantirmos que teremos em sala tudo o necessário.

Em ambos os casos sugerimos que os resultados finais obtidos pelos alunos sejam guardados e expostos à comunidade escolar. A equipa do SE da Casa da Arquitetura está disponível para colaborar na montagem da exposição física numa zona comum da escola, mas também para ajudar na montagem de um slideshow para partilha virtual dos resultados, caso a exposição física não possa ocorrer.


OS INVENTORES DO ESPAÇO
Esta oficina desenvolve-se em torno da escola enquanto objeto de estudo. Como fazem os arquitetos para a representar? Conseguimos perceber a sua planta? Usando palavras, linhas, números, desenhos e cores vamos fazer um novo projeto da escola capaz de reinventar todo o espaço com muita imaginação! Movemos paredes, acrescentamos salas, túneis, janelas gigantes? Vamos pensar a forma/função, saltar do 2D para o 3D e procurar a escola ideal.

Público recomendado: 1º/2º/ 3º ciclos

IMAGINAR O IMPOSSÍVEL
Inspirados em Buckminster Fuller, Yona Friedman e o coletivo Archigram, vamos construir imagens capazes de pensar numa nova ideia de arquitetura. Como pensar uma cidade para o futuro? Pode a arquitetura ter um papel ativo na defesa e preservação do planeta? Nesta oficina vamos ignorar todas as regras e imaginar o que não existe, o impossível, o ideal, o sonho. Com fotomontagens e desenhos o desafio é imaginar um mundo novo, definindo o que é, afinal, fundamental.

Público recomendado: 3º ciclo e secundário


Horário: 2ª a 6ª | 10:00 às 18:00
Duração: 1h30
Máximo: 30 alunos por grupo
Escolas / associações socioculturais: 60 euros por turma/grupo
Mínimo 2 turmas por escola.
Marcações com, no mínimo, 5 dias de antecedência através do email [email protected] ou do formulário (hiperlink no site).

Este preço inclui formação de professores ou presença de monitor em sala, materiais de trabalho específicos (os materiais básicos devem ser os de cada aluno), apoio à atividade e apoio na compilação/exposição dos resultados finais. Caso o professor que receba a formação deseje aplicar a oficina a mais que uma turma, deverá acrescer no preço 20€ por turma.












Parceiro Institucional República Portuguesa – Ministério da Cultura

  • © Casa da Arquitectura

Casa Expandida

O mundo está em permanente mudança e vai variando nas exigências que nos apresenta. Se por um lado todos nos confrontamos com a velocidade com que nos consegue fazer mudar rotinas, comportamentos, hábitos, por outro também temos vindo a compreender o potencial libertador que as novas tecnologias têm trazido. Através delas superamos obstáculos físicos e chegamos em instantes a lugares opostos do mundo, comunicamos a nível global, vemos, conversamos e partilhamos a experiência do encontro através de ecrãs e áudios. O ano de 2020 relembrou-nos a importância de chegar perto, de manter contacto, e revelou-nos como pode ser simples e gratificante.
Numa vontade de superar as barreiras físicas da Casa da Arquitectura em direção a todos que querem desenvolver atividades connosco, o SE da CA apresenta o projeto Casa Expandida. Este organiza um conjunto de propostas que procuram alargar o campo de ação da CA, levando um grande leque de atividades até todos, em todos os lugares e de diferentes formas. Este projeto adapta-se à medida das necessidades de cada escola/associação/instituição e propõe o desenvolvimento de visitas e oficinas ora através de mediação online, como presencialmente nas escolas/instituições, ou ainda capacitando os agentes educadores/professores e pais para orientarem as atividades de modo apoiado.

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